Tião Viana parabeniza ministro da saúde por lançamento de protocolo para tratamento da hepatite B
O senador Tião Viana (PT-AC) parabenizou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pelo lançamento, na terça-feira (27), do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Hepatite Viral Crônica pelo vírus B e as co-infecções. Para o parlamentar, trata-se de "um marco na história da saúde pública brasileira", uma vez que o país "nunca teve uma política uniforme sobre um tema tão desafiador como este".
De acordo com Tião Viana, há mais de 5 milhões de pessoas infectadas e portadoras crônicas dos vírus B e C no Brasil, sem contar os casos de hepatite delta e outras formas da doença. O parlamentar mostrou "grande preocupação" com a hepatite C, que não tem vacina e afeta 2,2% da população brasileira, ou 4 milhões de pessoas.
Tião Viana, que é médico, informou que de 70% a 80% dos casos de hepatite C evoluem para a forma crônica. Destes, acrescentou, um grande percentual evoluirá para cirrose hepática, câncer de fígado ou outras formas de insuficiência hepática grave, sendo a doença forte causa de perdas de vida e de inatividade laboral. Ele destacou ainda a autorização para utilização da droga Tenofovi para o tratamento da hepatite B, na qual 10% dos casos evoluem para a forma crônica.
Em discurso nesta quarta-feira (28), o senador ainda parabenizou Temporão pelo protocolo autorizando o tratamento do vírus da hepatite delta, também conhecida como Febre Negra de Lábrea, que, associada ao vírus da hepatite B, ataca comunidades rurais e de área de floresta. O senador disse ser o autor do mais amplo estudo da doença no Brasil e citou o caso do município de Porto Walter (AC), onde 89% da população foi infectada pela hepatite B e 11% manifestou a hepatite delta.
28/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana estranha a criação de outra comissão no Ministério da Saúde para combater a hepatite
TIÃO VIANA ELOGIA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE SAÚDE ORAL
Tião Viana elogia ministro da Saúde
Tião Viana repudia críticas do ministro da Saúde sobre projeto de sua autoria para o setor
Tião Viana quer medicamentos gratuitos para hepatite
Tião Viana alerta para gravidade da Hepatite Delta