Tião Viana diz que resgatou o Regimento Interno como base das decisões
O presidente interino do Senado, Tião Viana, foi cumprimentado pelos jornalistas pela forma como se conduziu à frente da instituição ao longo dos últimos 64 dias e expressou seu desejo de que o Legislativo seja um dia motivo de orgulho do povo brasileiro. Ele reconheceu que essa é uma longa caminhada e apontou, como principal iniciativa de sua gestão, ter resgatado o Regimento Interno como principal alicerce das decisões do Senado.
- Eu trouxe o regimento de volta à sua posição de sustentáculo da Casa, ao ponto onde se amparam todas as decisões e para onde convergem todos os entendimentos. O regimento tem que ser o grande guia das nossas atividades - ensinou o senador.
Tendo assumido a Presidência no auge da crise em que a instituição mergulhou desde maio, quando a imprensa começou a divulgar denúncias contra o então presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), Tião Viana foi elogiado por ter trazido a normalidade de volta à Casa.
- O senhor acalmou os ânimos e conseguiu aprovar matérias importantes, mas não o voto secreto para as votações sobre perda de mandato - disse-lhe um repórter.
- O voto secreto continua em razão de manobras regimentais que levaram essa matéria de volta para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Mas há o compromisso do senador Garibaldi Alves de fazer essa matéria ser definitivamente votada em Plenário. Acredito que, um dia, as instituições do Legislativo orgulharão a sociedade.
Ao listar os acertos de sua gestão, Tião Viana mencionou a divulgação das verbas indenizatórias recebidas pelos parlamentares, que deverá ser feita via Internet nos próximos dias, dependendo apenas de ajustes em curso na rotina dos gabinetes.
O presidente interino também se referiu à racionalização das gratificações pagas a comissões formadas por funcionários da Casa, que eram quase 20, cada uma com até 20 integrantes. E lembrou que, da mesma forma, impediu a construção do edifício do Anexo III, obra que, em sua avaliação, seria igualmente capaz de consumir significativa parcela do dinheiro do contribuinte.
- Esse foram avanços que reputo irreversíveis. Tive o apoio dos senadores para adotá-los, porque todos nós estamos empenhados em recuperar a imagem da instituição.
12/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana diz que sessão desta sexta-feira amparou-se no Regimento
Tião Viana elogia Aneel por divulgação de decisões ao vivo
Tião Viana propõe aumento real para o mínimo com base em PIB de 2008 e 2009
Tião Viana parabeniza São Luís como Patrimônio da Humanidade
TIÃO VIANA QUER VER SAÚDE COMO PRIORIDADE ABSOLUTA
Tião Viana aponta PSDB como responsável por divulgação do dossiê