Tião Viana elogia operação contra fraude no vestibular



O senador Tião Viana (PT-AC) elogiou a ação da Procuradoria Geral da República e da Polícia Federal no seu estado na operação que investigou fraudes praticadas nos vestibulares realizados por universidades públicas. De acordo com o parlamentar, no vestibular de 2002, 21 das 40 vagas oferecidas no curso de Medicina, foram conquistadas mediante fraude.

- Começou-se a observar um movimento dentro do curso de Medicina da Universidade Federal do meu estado. A Polícia Federal e o Ministério Público, através do seu procurador Marcos Vinícius Neves, foram devidamente informados. O resultado é a constatação de que mais de oito estados brasileiros estão envolvidos em fraudes no vestibular - disse.

Tião Viana definiu o crime como uma -tragédia do ponto de vista ético e moral, e seguramente uma ferida para a imagem de credibilidade que as instituições federais de ensino têm no nosso país-. Ele acrescentou que as fraudes alcançam universidades em São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro.

Segundo informou, foi montado um esquema com alta tecnologia e a participação de engenheiros eletrônicos e alunos tecnicamente qualificados para responder as provas submetidas aos vestibulandos, oferecendo-lhes as respostas mediante código eletrônico. Com isso, todos os alunos participantes da fraude conseguiam a mesma nota. Uma das falhas do esquema foi justamente esta, disse o senador, explicando que o fato de os aprovados obterem a mesma nota gerou suspeitas que levaram à investigação.

Tião Viana disse que a investigação está se ampliando para outros estados, havendo suspeita de ramificação dessa atividade criminosa inclusive para em países da América do Sul, como Paraguai e Bolívia.



01/07/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana elogia campanha contra a Aids

Operação Éskhara combate fraude milionária contra a Caixa

Receita deflagra operação contra fraude em comércio exterior

Operação da CGU desmonta fraude contra programas federais de educação no Amazonas

Operação da Polícia Federal combate fraude milionária contra o fisco

TIÃO VIANA ELOGIA DECISÃO DO STJ