Tíão Viana indaga como melhorar renda dos mais pobres



O senador Tião Viana (PT-AC) indagou ao ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, se não seria correto se pensar na revigoração do salário-família como forma de melhorar a renda dos trabalhadores de menor poder aquisitivo sem o prejuízo que um aumento do salário mínimo teria nas contas do Regime Geral da Previdência Social.

O ministro respondeu que a questão do salário mínimo é política. Ele afirmou que o salário mínimo ideal seria de R$ 400 mas que a Previdência não suportaria este valor, já que não receber menos do que o menor salário em vigor foi uma conquista dos aposentados.

Segundo Berzoini, -uma das formas é adotar critérios de financiamento do sistema-. Afirmou que nesta quinta-feira (20), em Brasília, está sendo realizado um seminário internacional sobre modelos de financiamento da Previdência Social. Uma das saídas, segundo ele, seria adotar uma contribuição, paga pelas empresa, sobre seu faturamento.

O líder do PT no Senado também perguntou se o ministério deverá tomar -medidas de grande impacto- na revisão das contas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ricardo Berzoini afirmou que o INSS tem -uma contabilidade um tanto confusa-, que pode ser aperfeiçoada. Ele afirmou que tanto a contabilidade quanto o processamento de dados do instituto estão sendo revistos e que pretende dar -total transparência- às contas do INSS.

Antes de fazer suas indagações, Tião Viana citou artigo do ministro publicado em fevereiro no qual afirma o governo não irá aderir ao discurso que tenta desqualificar os funcionários públicos, identificando-os como -uma casta de privilegiados-. O parlamentar também afirmou que seu partido não impediu a reforma da Previdência, uma vez que -o governo Fernando Henrique [Cardoso] dispunha de três quintos do Parlamento-.



20/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana indaga se Brasil vai utilizar força militar

Marco Maciel defende investimentos para melhorar condições dos mais pobres

Em 10 anos, renda dos mais ricos cai 6% e dos mais pobres cresce 0,9%

Tião Viana denuncia negligência hospitalar com doente de baixa renda

Renda dos brasileiros mais pobres cresceu 90% em 10 anos

Remédios comprometem 12% da renda dos mais pobres, diz pesquisa do Ipea