TIÃO VIANA DISCUTE CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE MEDICINA



Em apelo dirigido à Associação Médica Brasileira (AMB), o senador Tião Viana (PT-AC) solicitou nesta segunda-feira (dia 25) que a entidade reflita profundamente sobre a questão de se criarem ou não novas faculdades de Medicina no país, preocupando-se em não incorrer em preconceito ou discriminação contra profissionais formados nas regiões mais pobres. .
A AMB, explicou Tião Viana, tem declarado "de maneira clara e objetiva que é contra a criação de novos cursos", posição que é também a do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM-SP), responsável pelo seguinte slogan de propaganda: "Novas escolas de Medicina fazem mal á saúde". .
Na opinião do senador, que reconhece "uma carência absoluta" em áreas especializadas no tratamento de doenças comuns à população brasileira, a AMB não tem clareza sobre se há excesso ou escassez de profissionais médicos no Brasil. .
- Na Amazônia há municípios com mais de 20 mil habitantes sem um único médico - exemplificou Tião Viana, salientando que cerca de oito mil estudantes brasileiros cursam Medicina em faculdades bolivianas. .
Para Tião Viana, a AMB deve se concentrar na discussão de qual o perfil do profissional médico de que o país necessita. .
Em aparte, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) confirmou que estudantes dos estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso estão procurando faculdades bolivianas por falta de vagas em suas regiões. Outro indicador da carência desses profissionais na região Norte estaria no número de solicitações que ele recebe em seu gabinete, para que encaminhe pedidos de regularização de diplomas de médicos estrangeiros. "Admito que é preciso fixar critérios para a criação de novos crusos, mas sem discriminação", disse. O senador Ernandes Amorim (PPB-RO), também em aparte, afirmou que o Norte não tem médicos em número necessário.

25/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana protesta contra falta de critério na abertura de cursos de Medicina

Tião Viana registra os 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia

TIÃO VIANA CRITICA POSIÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

Novos municípios ofertarão cursos de medicina

Tião Viana informa que Universidade do Acre terá curso de Medicina

TIÃO VIANA QUER MAIS FIRMEZA DO MEC PARA COM FACULDADES DE MEDICINA