TIÃO VIANA QUER MAIS FIRMEZA DO MEC PARA COM FACULDADES DE MEDICINA



O senador Tião Viana (PT-AC) elogiou nesta quarta-feira (dia 16) a decisão do Ministério da Educação (MEC) de fechar três faculdades de medicina por não estarem atendendo aos requisitos mínimos de qualidade de ensino. No entanto, ele disse esperar mais firmeza do MEC no que diz respeito ao controle do conteúdo do ensino médico. Tião Viana afirmou que muitas escolas privadas não têm capacidade para atender as necessidades da população.
Citando o professor Antonio Márcio Lisboa, Tião Viana disse que o ensino médico no Brasil tem formado ultra-especialistas ao invés de formar médicos que cuidem das doenças mais corriqueiras e que saibam cuidar do ser humano de forma integral.
- Hoje, não se sabe para que se forma o médico. Parece que é só para atender ao mercado e colaborar com o aumento dos lucros dos laboratórios - assinalou, acrescentando que os donos de escolas médicas não são médicos comprometidos com a ética humanista, mas empresários que buscam apenas o lucro financeiro. "Não se tem garantia da qualidade do ensino", disse.
O senador defendeu a adoção de conceitos, conteúdo e metas bem definidas para as faculdades de medicina e anunciou que proporá na Comissão de Educação a criação de uma subcomissão para avaliar a situação da medicina no Brasil.

16/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA QUER CONSELHO DE NOTÁVEIS PARA FECHAR FACULDADES DE MEDICINA RUINS

TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA A AMAZÔNIA

TIÃO VIANA QUER MAIS DINHEIRO PARA A SAÚDE PÚBLICA

TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA GESTANTE NA AMAZÔNIA

Serys quer maior controle sobre faculdades de Medicina

Tião Viana registra os 200 anos da Faculdade de Medicina da Bahia