Tião Viana manifesta preocupação com manuseio do DNA humano



O senador Tião Viana (PT-AC) manifestou sua preocupação com clínicas de reprodução humana no Brasil que estão manipulando o DNA humano sob pretexto de ajudar casais inférteis a gerar filhos. Segundo ele, a falta de legislação disciplinando o assunto está permitindo que, nessas 130 clínicas particulares, "esteja se brincando de Deus e gerando transgênicos humanos" sem qualquer controle ético, jurídico ou moral.

Segundo Tião Viana, é urgente que o governo e o Congresso limitem a liberdade dessas clínicas, que estão transformando a vida em negócio, em comércio. Ele considerou "estranho" que os investimentos nesse setor sejam exclusivamente privados, dado que, tradicionalmente, as pesquisas no Brasil são desenvolvidas com dinheiro público.

O senador pelo Acre considerou "assustador" que o Brasil seja o país mais avançado do mundo em reprodução medicamente assistida, executando pesquisa em embriões, transplantes parciais de DNA e de citoplasma, abrindo caminho para que uma criança possa ser filha de cinco pais diferentes. "Não se pode pensar apenas em avanço científico, é preciso se preocupar com as conseqüências éticas, jurídicas ou morais dessas experiências", alertou.

Ao comparar a legislação dos países mais desenvolvidos em Medicina como os Estados Unidos, Reino Unido e França com a brasileira, limitada por uma simples norma técnica elaborada pelo Conselho Federal de Medicina, Tião Viana considerou "inadiável" um amplo debate público que leve à aprovação de uma legislação criando regras rígidas para limitar a manipulação da estrutura genética humana no país.

08/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana manifesta preocupação com retrocessos da reforma política

TIÃO VIANA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA DE BRASILEIROS RESIDENTES NA BOLÍVIA

Jorge Viana manifesta preocupação com servidores não concursados no Acre

Jorge Viana manifesta preocupação com possibilidade de demissão servidores no Acre

Tião Viana manifesta solidariedade a Arthur Virgílio

Jorge viana comemora desenvolvimento humano do Acre