Tião Viana pede quebra de sigilo de caseiro, oposição reage e pede quebra de sigilo de Okamotto e filho de Lula



O senador Tião Viana (PT-AC) apresentou à Mesa do Senado Federal, nesta segunda-feira (20), requerimento no qual solicita que o Banco Central forneça ao Senado a quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, o Nildo. O pedido de Tião Viana acabou por gerar forte reação de senadores oposicionistas: Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) pediu a quebra do sigilo bancário do presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamotto; Antero Paes de Barros (PSDB-MT) requereu quebra do sigilo de Fábio Luiz Lula da Silva. Okamotto é amigo pessoal e Fábio é filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

VEJA MAIS

- Queremos que a verdade prevaleça. O Brasil precisa desses dados. Há acusações fortíssimas contra a honra e a dignidade de Palocci. Temos de averiguar a credibilidade do caseiro - justificou Tião Viana pouco antes de negar ter conhecimento de como informações sigilosas sobre Francenildo vazaram para a imprensa.

Recentemente, a revista Época publicou que o caseiro teria recebido, em 2006, mais de R$ 25 mil em depósitos em uma conta na Caixa Econômica Federal, o que fez representantes da base do governo levantarem a hipótese de que Nildo estaria sendo manipulado para atacar o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Em seu requerimento, Tião Viana pede que o Senado receba informações sobre movimentações bancárias de Francenildo desde o início deste ano. O senador foi apoiado em seu requerimento pelos colegas petistas Serys Slhessarenko (MT), Ideli Salvatti (SC) e Roberto Saturnino (RJ).

Logo depois que Tião Viana apresentou o requerimento, Antonio Carlos Magalhães também enviou requerimento à Mesa solicitando a quebra do sigilo bancário de Paulo Okamotto desde o início de 2001. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) apoiou o requerimento do colega baiano.

- Não me oponho à quebra do sigilo de Francenildo. Mas vamos também abrir a caixa-preta do senhor Okamotto - avisou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio.

Minutos depois, Antero Paes de Barros afirmou "estar triste com a proposta de Tião". Antero disse que o caseiro devia ser condecorado por ser um "cidadão honrado". O parlamentar lamentou "a violência de setores do governo que invadiram o sigilo de Francenildo".

- Não dá para aceitar isso. Vou apresentar na CPI dos Bingos requerimento pedindo a quebra dos sigilos de Okamotto - prometeu Antero.

Antero acabou por apresentar também requerimento pedindo a quebra do sigilo bancário, dos últimos cinco anos, de Fábio Luiz Lula da Silva.

A líder do PT no Senado, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), afirmou então que o vazamento de informações sigilosas "deve ser combatido sempre". Entretanto, Ideli afirmou que, em casos anteriores e similares, a oposição não teria feito "discursos inflamados".

- São dois pesos e duas medidas: quando é para atingir alguém do governo pode vazar, pode tudo, quando atinge o outro lado, não. A oposição está afoita em buscar atingir o PT - afirmou Ideli ao declarar apoio a Tião Viana.

Ideli considerou como um "procedimento afrontoso" e como uma "represália a Tião Viana" o pedido contra o filho do presidente Lula.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), logo depois, lamentou que o sigilo do caseiro "já esteja quebrado". O senador defendeu a punição criminal dos responsáveis pelo vazamento das informações bancárias de Nildo à imprensa. Na avaliação de Alvaro Dias, o Plenário do Senado não seria o foro adequado para "propor a quebra de sigilo de ninguém". Para Alvaro Dias, tais proposições deveriam ser encaminhadas às comissões parlamentares de inquérito. O senador também apoiou a quebra dos sigilos de Okamotto.

- Esta Casa não pode se associar à violência contra direitos individuais, não temos nenhum motivo para quebrar o sigilo do caseiro - disse Alvaro Dias.

Todos os três requerimentos apresentados serão encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e depois retornarão para serem apreciados e votados pelo Plenário do Senado Federal.



20/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero pede a Lula informação sobre a data em que soube da quebra de sigilo de caseiro

Suplicy isenta Tião Viana de participação no episódio da quebra do sigilo de caseiro

Arthur Virgílio apóia quebra do sigilo do caseiro Francenildo em troca do de Okamotto

Alvaro Dias pede providências contra quebra de sigilo do caseiro que acusa Palocci

Ideli: deturpações tentam envolver Lula com a quebra de sigilo de caseiro

TIÃO PEDE QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO DO DEPUTADO JOSÉ ALEKSANDRO