Antero pede a Lula informação sobre a data em que soube da quebra de sigilo de caseiro



O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) comunicou ao Plenário do Senado ter apresentado à CPI dos Bingos, nesta quinta-feira (20), requerimento solicitando ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva informações sobre o dia, a data e quem o informou pela primeira vez da quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa. O requerimento ainda não foi votado pela CPI.

- O presidente da República não pode ser convocado pela CPI, mas é importante que ele preste esclarecimentos à nação. O presidente Lula está devendo esclarecimentos ao país - observou.

Antero de Barros quer ainda que Lula informe qual foi o último contato que manteve com o ex-ministro Antonio Palocci antes de ficar sabendo da quebra do sigilo do caseiro. O senador interroga também se Lula despachou com Palocci depois de tomar conhecimento da quebra de sigilo. As perguntas envolvem ainda o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

O senador de Mato Grosso sugeriu ainda que o Senado ouça o economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que defende uma presença ativa do governo federal na recuperação da Varig. Disse que Lessa sugere a transformação das dívidas da empresa com estatais em ações em nome da União. Depois da recuperação, a companhia voltaria a ser privatizada. Explicou que as linhas internacionais que hoje pertencem à Varig não podem ser repassadas a outras empresas aéreas do Brasil, de acordo com legislação internacional sobre o assunto.

Antero de Barros informou ainda ao Plenário ter apresentado projeto de lei que fixa regras sobre conclusão, execução, integração, eficácia, aplicabilidade e interpretação dos tratados internacionais firmados pelo Brasil. Explicou que o projeto é resultado de um estudo dos professores de Direito Paulo Caliendo e Valério de Oliveira Mazzuoli.



20/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana pede quebra de sigilo de caseiro, oposição reage e pede quebra de sigilo de Okamotto e filho de Lula

Ideli: deturpações tentam envolver Lula com a quebra de sigilo de caseiro

Alvaro Dias pede providências contra quebra de sigilo do caseiro que acusa Palocci

Antero pede quebra de sigilo de relatório do Coaf

Caixa promete divulgar investigação sobre quebra ilegal de sigilo do caseiro em 15 dias

Alvaro Dias solicita à Receita Federal dados sobre a quebra de sigilo fiscal de caseiro