Tião Viana propõe criação do Prêmio Senado de História
O senador Tião Viana (PT-AC) comunicou ao Plenário ter apresentado projeto de resolução que cria o Prêmio Senado de História do Brasil, destinado pesquisadores e estudiosos. O objetivo é incentivar o desenvolvimento da pesquisa histórica no país, "condição essencial para que a Nação se conheça mais e melhor".
Serão oferecidas premiações aos três primeiros colocados e, de acordo com Tião Viana, que também é 1º vice-presidente do Senado, o prêmio possibilitará a publicação e a circulação de obras de reconhecido valor histórico, além de tornar mais conhecido o Arquivo Histórico do Senado.
Com periodicidade anual, o Prêmio Senado de História também contribuirá para a "consolidação da imagem de um Poder Legislativo comprometido com a educação, a cultura e a ciência do país", acrescentou o senador.
Tião Viana informou ainda que foi inaugurado na sexta-feira (8) o Hospital do Câncer no estado do Acre, em Rio Branco, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Disse que, além de equipamentos modernos, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), com sede no Rio e de propriedade do governo federal, emprestou à unidade do Acre especialistas do último ano de formação. Fora isso, o hospital recebeu ainda profissionais de São Paulo.
Em aparte, a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) saudou a inauguração do Hospital do Câncer de Rio Branco, lembrando que aos poucos o país entende que a prevenção é uma grande arma contra o câncer.
11/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana propõe criação de exame nacional para médicos
Tião Viana cumprimenta Rádio Senado por reportagem finalista do 9º Prêmio Imprensa Embratel
Tião Viana: debates sobre reformas reeditam história democrática do PT
Texto de Garibaldi é "relatório mais frágil da história do Parlamento", diz Tião Viana
Tião Viana recebe prêmio da OMS por suas ações contra o cigarro
Tião Viana propõe ampliação do debate sobre o pré-sal