TIÃO VIANA QUER MAIS DINHEIRO PARA A SAÚDE PÚBLICA



O senador Tião Viana (PT-AC) apelou, nesta sexta-feira (10), ao Ministério do Planejamento para que libere R$ 1,5 bilhão que a Comissão Mista de Orçamento destinou ao Sistema Único de Saúde (SUS). O senador considera o dinheiro indispensável para o funcionamento dos hospitais públicos do país e a garantia de continuação dos serviços de prevenção de doenças.

Segundo Tião Viana, o Legislativo usou seu legítimo poder constitucional para destinar recursos oriundos do excesso de arrecadação e atender a pedidos do Sistema Único de Saúde, ameaçado de insolvência. "A área econômica do governo precisa fazer uma reflexão sobre os reais interesses da população brasileira, porque a Saúde representa o principal deles", disse.

O senador explicou que o Sistema Único de Saúde tem melhorado bastante no Brasil desde o início dos anos 90, apesar das dificuldades. "A descentralização dos serviços abriu caminho para que as pequenas comunidades contem agora com serviços de prevenção às endemias, e não somente com o mero tratamento", acrescentou.

Tião Viana disse que o SUS está com a sobrevivência sob risco, devido à resistência dos ministérios da Fazenda e do Planejamento em liberar verbas incluídas pelo Legislativo no Orçamento Geral da União.

10/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA A AMAZÔNIA

Tião Viana vai "esticar a corda" por mais recursos para a saúde

TIÃO VIANA QUER MAIS FIRMEZA DO MEC PARA COM FACULDADES DE MEDICINA

TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA GESTANTE NA AMAZÔNIA

TIÃO VIANA QUER VER SAÚDE COMO PRIORIDADE ABSOLUTA

Tião Viana: mesmo com mudança na regulamentação da Emenda 29, saúde terá "alguns bilhões a mais"