Tião Viana vota a favor, mas acha que criminalidade só cairá com repressão ao tráfico de armas



O líder do PT no Senado, Tião Viana (AC), declarou seu voto favorável ao projeto de Estatuto do Desarmamento, porque ele -ajuda a pacificar a sociedade-, mas disse não acreditar que a proibição do porte de armas irá reduzir a criminalidade no Brasil.

- Infelizmente, o que mata no país é a arma clandestina. O problema da criminalidade só se resolverá com repressão ao tráfico de armas e a programas de inclusão social. A razão da violência no Brasil não é o porte ou a venda de armas - sustentou.

Tião Viana observou que estatísticas mostram que houve queda significativa na venda de armas no país, mas isso não impediu o aumento da criminalidade. Ele lembrou que pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que há uma inibição superior a 40% quando o criminoso sabe que na casa que ele pretende invadir existem armas de fogo.

O líder do PT gostaria de -fazer alguns aperfeiçoamentos- no projeto, mas preferiu adiar sua intenção para que a proposta pudesse ser aprovada agora. Um dos aperfeiçoamentos deixaria bem clara a situação de uma pessoa da Amazônia que possui arma para caçar, -para conseguir o sustento de sua família-.

- Esse pai de família também será preso se for flagrado com sua arma de caça? - perguntou o senador.



23/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário vota novas regras para repressão ao tráfico e prevenção ao uso de drogas

Tião Viana acha impossível barganha de voto na decisão sobre CPMF

Tião Viana acha difícil Câmara aprovar reforma política e sugere "miniassembléia constituinte"

TIÃO VIANA QUER COIBIR TRÁFICO DE DROGAS NA AMAZÔNIA

Tião Viana recomenda políticas objetivas em favor da infância

Tião Viana enaltece ação da ECT em favor da integração regional