Torcidas organizadas que praticarem violência poderão ser afastadas dos estádios
As torcidas organizadas que promoverem tumultos e que praticarem ou incitarem a violência poderão ser proibidas de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até três anos. Esta é uma das medidas contidas no Projeto de Lei da Câmara 82/09, destinado a combater a violência nos estádios, que foi aprovado nesta terça-feira (23) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
O projeto - que ainda será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), antes de ser submetido ao Plenário - define a torcida organizada como pessoa jurídica de direito privado ou existente de fato que se organize "para o fim de torcer e apoiar entidade de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade". Cada torcida, de acordo com a proposta, deverá manter cadastro atualizado de seus associados.
Entre outras medidas de combate à violência, o projeto estabelece ainda, como condições de acesso e de permanência do torcedor ao estádio, as de não entoar cantos discriminatórios, racistas ou xenófobos, não portar ou utilizar fogos de artifício, não incitar e não provocar atos de violência.
- Estamos nos preparando para a Copa de 2014 e precisamos trabalhar para ser uma referência de paz nos estádios - alertou o relator do projeto, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), ao apresentar seu voto favorável.
O projeto atualiza o Estatuto do Torcedor, aprovado em 2003. O relator do estatuto, senador Gerson Camata (PMDB-ES), lamentou que, desde então, tenha crescido a violência nos estádios. Ele observou, porém, que a violência é provocada por pequenos grupos de torcedores e disse ser necessário "garantir o direito da maioria" de assistir a partidas de futebol sem se preocupar com a violência.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou o projeto, mas alertou para a possibilidade de a futura lei não ser colocada em prática. Ele criticou a administração do futebol brasileiro e lembrou que os estádios do país ainda não estão preparados para a Copa de 2014. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) também apoiou o projeto, lembrando, porém, ser necessária uma ampla campanha de educação pela paz nos estádios. Por sua vez, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) observou que têm ocorrido muitas mortes de torcedores nos arredores dos estádios de São Paulo.
Futebol amador
A comissão aprovou também parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado 2/08, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que institui o Fundo Copa Amador, para o apoio ao futebol não-profissional no país. O fundo, de acordo com a proposta, seria composto pelo equivalente a 20% dos recursos a serem destinados pelo governo federal à realização da Copa do Mundo de 2014.
Cristovam admitiu ter recebido muitas críticas por haver apresentado o projeto - especialmente por causa da possibilidade de desvios de recursos. Ele decidiu manter a proposta, contudo, e recordou que cerca de 30 milhões de brasileiros participam de "peladas" nos finais de semana em todo o país. O relator do projeto foi Eduardo Azeredo, que apresentou voto favorável, embora considerasse alto o percentual de 20%.
Quatro projetos de lei que autorizam o governo federal a instituir centros federais de educação tecnológica foram aprovados em decisão terminativa pela CE. Os projetos beneficiam as localidades de Catolé do Rocha (PB), Valença do Piauí (PI), Tefé (AM) e Sinop (MT). Três projetos aprovados, igualmente em decisão terminativa, autorizam a criação de escolas técnicas federais em Ibaiti (PR), Cerro Azul (PR) e Campina da Lagoa (PR). Outro aprovado em decisão terminativa autoriza a criação da Escola Técnica Federal de Navegação Interior, no estado do Tocantins.
Receberam ainda pareceres favoráveis os Projetos de Lei da Câmara 200/08, que institui o Dia Nacional da Reforma Urbana; 2/09, que declara Enéas Carneiro como patrono da eletrocardiografia; e 21/09, que institui o Dia Nacional do Cerrado.
23/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Esporte discute promoção da paz nos estádios com torcidas organizadas
Projeto regulamenta a atuação de torcidas organizadas nos estádios
Torcidas organizadas mineiras assinam parceria para garantir mais segurança nos estádios
Ministro encerra Seminário de Torcidas Organizadas
Doação de sangue tem apoio de torcidas organizadas
CCJ rejeita projeto que regulamenta torcidas organizadas