Tourinho pede aprovação de seu projeto que cria marco regulatório para o gás
O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) pediu a aprovação de seu projeto de lei que estabelece um marco regulatório para o transporte e o armazenamento do gás natural no Brasil. Tourinho afirmou que, na época em que foi tomada a decisão de comprar gás da Bolívia, posicionou-se contrariamente a ela, pelos altos custos operacionais para o país, pelo elevado preço do gás e pelo retardamento da implementação do projeto de termoeletricidade.
Para o parlamentar baiano, o decreto do presidente da Bolívia de nacionalizar a produção e a exploração de petróleo e gás se constitui numa excelente oportunidade para o Brasil atrair investimentos externos para exploração de suas reservas naturais de gás. Para que isso aconteça, na avaliação de Tourinho, é necessário, no entanto, aumentar a credibilidade que o país já tem, com a aprovação do marco regulatório para o setor.
O parlamentar baiano criticou a compra adicional de mais 15 milhões de metros cúbicos de gás da Bolívia pelo atual governo, bem como a anunciada construção do gasoduto que ligará a Venezuela e a Argentina, apelidado pela imprensa de "transpinel". Para Tourinho, o gasoduto, cinco vezes maior que o que liga o Brasil à Bolívia, representaria uma dependência "para o resto da vida".
O senador se disse surpreso com as contradições entre as declarações dadas pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, na última quarta-feira (3), quando afirmou que a estatal teria desistido de investir na Bolívia, e as afirmações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no encontro com os presidentes Kirchner, da Argentina, Morales, da Bolívia, e Hugo Chávez, da Venezuela, em Porto Suarez, Argentina, nesta quinta-feira (4), de que, conforme o acordo, continuaria a investir naquele país.
Na opinião de Tourinho, o que Lula deveria ter feito, de imediato, em vez de "afagar o presidente Morales", seria convocar a Petrobras para que instalasse, em alguns estados do Brasil, unidades de regaseificação do gás e tratar a questão do gás natural liquefeito.
04/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges pede atenção para projeto que estabelece marco regulatório do setor de gás natural
Marco Maciel pede aprovação de requerimento que cria a comissão do bicentenário da Independência
Aprovação do Marco Regulatório para o Setor de Saneamento - já implementada
Tourinho pede aprovação de projeto que concede aposentadoria às donas-de-casa
Mozarildo Cavalcanti defende aprovação de marco regulatório para ONGs
Decreto cria comissão para revisar o marco regulatório dos serviços de telecomunicações do País