Tourinho reivindica reorganização da indústria petroquímica



Ao comemorar o 25º aniversário do Pólo de Camaçari (BA), o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) reivindicou nesta quarta-feira (2) a reorganização da indústria petroquímica no país. Ele citou a necessidade de a Petrobras atender à demanda de nafta do setor, pois nenhum pólo pode depender da importação desse insumo, especialmente quando a Petrobras fixa preços do produto sem considerar sua implicação no desenvolvimento do país, explicou.

Tourinho afirmou que a falta de competitividade dos produtos petroquímicos nacionais no mercado internacional reflete a dependência da nafta importada a preços elevados, bem como a cumulatividade dos tributos incidentes no setor: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Confins), a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e até o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A reorganização da indústria petroquímica passa pela utilização do gás natural como fonte alternativa de energia, bem como pelo desenvolvimento de novas tecnologias no setor, segundo o senador.

- Para tornar-se competitivo no exterior, é fundamental que o setor possua recursos para aplicar em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, de preferência através de recursos oriundos de um fundo setorial para a indústria petroquímica. Também seria bem importante que a Petrobras voltasse a participar do setor produtivo - disse.

Segundo Tourinho, as privatizações do setor, a partir de 1992, levaram à saída da Petrobras do setor, que a seu ver foi precipitada, além de lamentável. Em relação a Camaçari, um dos três pólos brasileiros, a privatização gerou pulverização de controle, criando no setor uma intrincada teia de participações cruzadas e desarticulação entre suas cadeias produtivas.

Ao lembrar que Camaçari exporta US$ 600 milhões por ano e produz cerca de 50% da demanda nacional de produtos químicos e petroquímicos básicos, Tourinho observou que o futuro do pólo e o crescimento adequado da indústria petroquímica no Brasil não serão possíveis sem uma reorganização total do setor.



02/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto com incentivos à indústria petroquímica vai à Câmara

MP de incentivo ao etanol e à indústria petroquímica vai a votação na Câmara

CAS debate negociação que pode interferir em toda a indústria petroquímica brasileira

Vídeo | Walter Pinheiro destaca aprovação de MP que socorre indústria do etanol e petroquímica

Indústria petroquímica de base ganha acesso a fundo setorial de ciência e tecnologia

Petrobras anuncia aquisição da petroquímica Innova