Trabalhador poderá usar FGTS para comprar imóvel rural



O trabalhador rural poderá movimentar a sua conta vinculada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para aquisição de imóvel rural. Projeto de lei com essa finalidade, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa pela comissão.

De acordo com a proposta (PLS 65/03), o fundo de garantia poderá ser utilizado para aquisição de imóvel desde que a exploração da terra seja feita de forma direta e pessoal pelo agricultor e sua família.

Paim observou que a Constituição de 1988 equiparou em direitos os trabalhadores urbanos e rurais. No entanto, destacou, há desigualdade de tratamento ao permitir apenas aos trabalhadores urbanos a utilização do saldo de suas contas para comprar casa própria no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

- Salientamos que os recursos do fundo constituem, para muitos trabalhadores e suas famílias, a única via para a aquisição da propriedade, não havendo justificativa para alijar o pequeno produtor rural desse direito - destacou o relator da matéria, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Reciclagem

A CAS aprovou ainda o PLS 618/2007, também de autoria do senador Paulo Paim, que regulamenta o exercício das profissões de catador de materiais recicláveis e de reciclador de papel. Pela proposta, o exercício das profissões está condicionado a registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Na hipótese de trabalhador ser menor, o projeto exige autorização do juizado de Menores.

Na avaliação de Paim, a situação de desemprego e empobrecimento forçou as camadas menos favorecidas da população a buscar formas alternativas de trabalho e renda. Entre as alternativas, o autor da proposta citou a dependência de relações familiares ou de ações de assistência social, bem como trabalho informal e mendicância. Ele ainda disse que muitos brasileiros optam por atividades ilegais como roubo, tráfico de drogas e agiotagem.

No Brasil, informou o relator da matéria, senado Renato Casagrande (PSB-ES), estima-se que existam 600 mil catadores de materiais recicláveis e de recicladores. A maioria desses brasileiros exerce a atividade no estado de São Paulo.

- É inegável o papel desses trabalhadores no processo de reciclagem e, conseqüentemente, na preservação do meio ambiente. Mais ainda, ao cuidarem do espaço da cidade, da sua limpeza e da retirada dos materiais nela descartados, garantem também uma vida digna e solidária aos que já não encontram chances de ingressar no mercado formal de trabalho - disse Casagrande. 



09/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pai poderá sacar FGTS para ajudar filho a comprar imóvel

Trabalhador poderá sacar FGTS para comprar lote

Trabalhador poderá sacar FGTS para comprar lote

Autorizado o uso do FGTS para comprar imóvel por sistema privado

Projeto que permite saque do FGTS para comprar imóvel para filho está na CCJ

Projeto de Zambiasi permite ao empregado usar FGTS para comprar ações da empresa onde trabalha