FREIRE QUER HOMENAGEM A CAIO PRADO JR
Para Freire, Caio Prado Junior está indissoluvelmente ligado à mudança do pensamento intelectual com relação à formação da nação, sendo extraordinária sua influência no cenário da cultura nacional. Referindo-se aos livros que revolucionaram esse pensamento, o senador cita especialmente A Revolução Brasileira que, em sua opinião, levou a esquerda a alterar profundamente sua avaliação sobre o processo de construção da nação.
A partir deste livro, Freire compreende que as análises baseadas na idéia da existência de um passado feudal no Brasil foram abandonadas, passando-se a compreender que o país, desde o seu descobrimento, já situava-se no contexto das relações capitalistas mercantis. De acordo com o senador, no momento em que compreendeu isso, a esquerda brasileira passou a não trabalhar mais com a antiga idéia da revolução por etapas, que inspirava-se no modelo da revolução soviética.
Em sua opinião, a partir daí, a esquerda passou a preconizar um processo de transformação em confronto com a própria hegemonia capitalista. Para o parlamentar, foi Caio Prado Junior quem modernizou toda a compreensão da esquerda brasileira, até levá-la, "pelo menos em seus setores mais lúcidos", a abandonar a idéia da revolução como processo insurrecional, para dar lugar a processos de mudança baseados na democracia, como valor permanente e universal.
28/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alcântara ressalta a importância de Caio Prado Júnior
Suplicy e Ademir homenageiam Caio Prado Júnior
Senado homenageia o historiador Caio Prado Júnior
Luiz Otávio enaltece contribuição de Caio Prado Júnior
Ademir Andrade reverencia memória de Caio Prado Júnior
Marina Silva enaltece legado intelectual de Caio Prado Júnior