Transplantes prejudicados por veto do governador Olívio Dutra
É sabido por todos, que o sistema de transplantes tem problemas e não melhora por culpa do Governo do Estado. Foi um clamor das equipes médicas, de transplantados e dos que esperam por transplantes, dos assistentes sociais e dos hospitais, que construiu este projeto de lei que a Assembléia Legislativa aprovou, por 38 votos a 9 , esses de deputados governistas . Agora, o governador do PT veta alegando frágeis aspectos de constitucionalidade e, também, o aspecto da convivência administrativa.
Schneider antecipa que o veto deverá ser derrubado no reinicio dos trabalhos legislativos deste ano, como uma obrigação moral dos deputados frente à situação dos doentes nas listas de espera por transplante.
O governador alega, no seu veto, que o projeto afeta a independência e harmonia entre os poderes. Isso é um absurdo. O governador diz, no seu veto, que a sua política para transplantes "já está sendo executada pelo setor estadual competente". Isso soa como uma condenação aos gaúchos que precisam de transplantes. Nós vamos continuar lutando para melhorar este quadro. Vamos insistir no apoio ao grande trabalho da Central de Transplantes do Estado.
Quando se ergue o Hospital Dom Vicente Scherer, especializado em transplantes, é lamentável que o governo gaúcho não queira se somar ao esforço do desenvolvimento da saúde, dizendo não a vida- afirma o deputado Elmar Schneider.
01/09/2002
Artigos Relacionados
PDT entre no STF contra governador Olívio Dutra
Vieira protocola ação no STF contra governador Olívio Dutra
Deputados entram com representação contra governador Olívio Dutra
Governador Olívio Dutra presta homenagem ao deputado Nelson Marchezan
Andres diz que veto desrespeita produtores prejudicados pela aftosa
CPI contra Olívio Dutra