Transportes Urbanos: EMTU utilizará a arbitragem para a solução de conflitos



Trata-se de uma ferramenta que agiliza as soluções para questões trabalhistas, comerciais e civis de maneira rápida e econômica

A EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – passará a fazer uso da mediação e da arbitragem por meio de contrato firmado com o  Conselho Arbitral do Estado de São Paulo - Caesp, como permite a Lei Federal nº 9.307/96.  A EMTU/SP é uma das poucas empresas públicas a utilizar esta ferramenta que tem o objetivo de trazer uma solução mais rápida  e eficaz para as questões relativas às áreas de direito comercial, civil, do trabalho, do direito público, entre outras.

A arbitragem é um método de solução de conflitos que corre fora do Judiciário em negociações diretas entre as partes, denominadas conciliação, aplicando-se também o termo mediação, quando na negociação participam terceiros.  O conflito é julgado por um árbitro (juiz), escolhido pelas partes e especialista no tema discutido na busca de um acordo. Dessa decisão, não cabe recurso ao Judiciário.

As vantagens da arbitragem são várias. A economia é uma delas, pois serão evitadas longas discussões no Judiciário, e a agilidade outra, por serem os árbitros especialistas no tema do conflito. A  questão será resolvida de forma mais rápida e técnica. “Atualmente existem 200 ações trabalhistas contra a empresa, das quais 170 são provenientes de contratos com terceiros. A intenção é incluir cláusulas de arbitragem em contratos futuros, como a prestação de serviços”, diz o presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes.

O Caesp é uma entidade privada e independente. Além de compor o Conselho Arbitral, a entidade é responsável pela promoção de cursos e treinamentos para qualificação

04/10/2006


Artigos Relacionados


Transportes Urbanos: EMTU estuda o uso da arbitragem em seus contratos

CCJ aprova projeto que prevê utilização da arbitragem para solução de conflitos

Ministros debatem na CCJ projetos que tratam do uso da arbitragem na solução de conflitos

Transportes Urbanos: EMTU/SP cadastra idosos para o Bilhete Ônibus Metropolitano Sênior

Transportes Urbanos: EMTU firma parceria para projetos de redução de poluentes atmosféricos

Transportes Urbanos: EMTU/SP elabora operação especial para cobrir linhas da Mito