Ministros debatem na CCJ projetos que tratam do uso da arbitragem na solução de conflitos
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza audiência pública na terça-feira (29), às 15h, para discutir três projetos de lei do Senado que regulamentam o uso da arbitragem como instrumento para a solução de conflitos.
Para participar dos debates estão convidados o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Felipe Salomão e Aldir Passarinho Júnior, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams.
Entre as proposições a serem discutidas está o Projeto de Lei do Senado (PLS) 406/2013 que amplia o âmbito de aplicação da arbitragem ao prever, entre outras possibilidades, sua utilização para dirimir conflitos decorrentes de contratos firmados por empresas com a administração pública, especialmente em grandes obras e eventos de nível mundial. O projeto autoriza também a utilização da arbitragem nas relações de consumo, restrita aos casos em que o próprio consumidor tome a iniciativa de invocar o instituto.
Os outros dois projetos em debate são o PLS 405/2013, que dispõe sobre a mediação extrajudicial, e o PLS 517/2011 que institui e disciplina o uso da mediação como instrumento para prevenção e solução consensual de conflitos.
25/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Transportes Urbanos: EMTU utilizará a arbitragem para a solução de conflitos
CCJ aprova projeto que prevê utilização da arbitragem para solução de conflitos
Comissão de juristas quer que administração pública possa resolver conflitos por meio de arbitragem
Senadores debatem arbitragem do STJ em casos de divergências entre juizados de pequenas causas
Seminário sobre solução de conflitos recebe inscrições até dia 26
Ministério debate portaria para solução dos conflitos indígenas