Transposição do São Francisco é lembrada durante homenagem ao Dia Mundial da Água



Durante a comemoração em Plenário do Dia Mundial da Água, alguns dos senadores abordaram, em seus discursos, o debate nacional acerca da transposição das águas do Rio São Francisco.

Eduardo Suplicy (PT-SP) recordou a audiência pública realizada no Plenário do Senado em 14 de fevereiro, em que foi debatida a transposição do rio ou, oficialmente, o Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Suplicy afirmou que todos os brasileiros merecem e precisam ter acesso a água para sua sobrevivência e pediu que o Senado realize outro debate sobre a transposição. Ele aproveitou para convidar os dirigentes da Agência Nacional da Água (ANA) que participaram da homenagem ao Dia Mundial da Água para participarem dessa nova discussão.

O senador José Nery (PSOL-PA) também defendeu a ampliação do debate sobre as obras de transposição do São Francisco. Para ele, as populações das áreas a serem atingidas pela obra também devem participar dessa discussão. José Nery informou ainda que o uso da água no mundo praticamente triplicou desde 1950. Ele reclamou da desigualdade na distribuição de água no Brasil, ressaltando que o principal problema do país não é a falta de água, mas, sim, essa desigualdade na distribuição e a "má administração".

José Nery chamou a atenção para o fato de que a maior parte dos municípios brasileiros que não contam com abastecimento de água está nas Regiões Norte e Nordeste. O estado do Pará, exemplificou, apresenta o menor percentual de cobertura de água do país. O senador ainda comentou a Declaração Universal dos Direitos da Água, redigida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e lamentou que a população de várias cidades brasileiras ainda dependa de carros-pipa para ter acesso à água. Disse também que a maior parte da água do Brasil é consumida pelo agronegócio e pelas indústrias.

O senador José Agripino (DEM-RN) declarou-se favorável à transposição das águas do São Francisco dizendo que o Brasil deve evitar o desperdício de água usando os recursos hídricos disponíveis "com correção". Para Agripino, as águas do São Francisco "são suficientes para atender muito mais gente". Ele enfatizou que os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba serão beneficiados pela transposição, pois passarão a dispor de "água segura" e completou que a população nordestina que ainda sofre com secas é a que mais precisa de água no país.

Campanha SOS H2O

A comemoração do Dia Mundial da Água (22 de março - que também é o Dia Nacional da Água) serviu ainda para homenagear a campanha "SOS H2O - Cada Gota Conta", que será lançada em 22 de março, pela ONU, com festividades na cidade de Foz do Iguaçu (PR), inclusive com show da cantora brasileira Maria Bethânia.



18/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


No Dia Mundial da Água, Valadares defende revitalização do São Francisco

Inaugurada exposição de fotos em homenagem ao Dia Mundial da Água

Luta pela independência de Cuba é lembrada em homenagem a José Martí

O que é o projeto de transposição do Rio São Francisco

AGU garante obras de Transposição do Rio São Francisco

Obras de transposição do Rio São Francisco são retomadas