TSE homologa referendo que altera fuso horário do Acre
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologaram nesta terça-feira (14) referendo que concluiu pela volta do antigo fuso horário no Acre. A consulta popular, realizada no mesmo dia do segundo turno das eleições, em 31 de outubro, foi proposta pelo Decreto Legislativo (DL) 900/09, com o objetivo de ouvir a população do estado sobre alteração no fuso horário estabelecido pela Lei 11.662/2008, originária de projeto dosenador Tião Viana (PT-AC).
No referendo, os eleitores do Acre tiveram que responder se eram favoráveis ao fuso que passou a vigorar em meados de 2008. Ao todo, 56,8% dos acreanos responderam 'não', manifestando, assim, sua preferência pelo antigo fuso, com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, e não apenas uma, como o atual. Com a vitória do 'não', o horário voltará a ser como antes.
Também na sessão de ontem, os ministros decidiram que a competência do TSE se encerra com a homologação do resultado. Conforme parecer da Advocacia do Senado, o presidente da Casa, José Sarney, deverá assinar ato declaratório, na condição de presidente da Mesa do Congresso, para que o retorno ao antigo horário aconteça a partir de 2 de janeiro de 2011.
15/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
População do Acre poderá ser ouvida em referendo sobre fuso horário
População do Acre participará de referendo sobre alteração do fuso horário do estado
Comissões examinam projeto que altera fuso horário do Acre
Aprovado na CAE restabelecimento do fuso horário do Acre
Acre poderá ter novo fuso horário
CAE aprova volta do antigo fuso horário do Acre