Tuma avalia mudanças no sistema penitenciário paulista



O governo do estado de São Paulo foi elogiado pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP), que considerou eficaz a reforma implementada no sistema prisional do estado. Tuma enalteceu as políticas desenvolvidas pelos governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin, bem como a atuação do secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa. -A ação governamental está deixando cada vez mais distante a caótica situação por mim denunciada seguidamente desta tribuna-, disse.

Tuma acredita que a reforma retira das unidades prisionais do estado a característica de -depósitos de presos-. Além disso, contribui para a redução do poderio de várias facções criminosas, principalmente do Primeiro Comando da Capital (PCC), responsável por diversas rebeliões nas penitenciárias. Para Tuma, -não há como negar que as medidas de humanização e controle do sistema colaboraram para impedir a volta do espectro da violência organizada aos cárceres-.

Dentre as diversas medidas tomadas pelo governo estadual que foram destacadas pelo senador, está a criação de Centros de Ressocialização (CRs), unidades prisionais de segurança média destinadas a presos que não representem sério risco à segurança do estabelecimento. De acordo com Tuma, os 15 CRs que já estão em funcionamento vêm apresentando resultados surpreendentes.

Tuma também mencionou a implosão de três pavilhões da Casa de Detenção, o Carandiru, que considerava -a maior mácula do sistema penitenciário paulista-. O antigo presídio será transformado no Parque da Juventude, espaço destinado a atividades culturais.



29/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma diz que sistema penitenciário e de segurança pública estão falidos

Eduardo Siqueira Campos defende mudanças no sistema penitenciário

Alckmin assina decretos para melhorar o sistema penitenciário paulista

Sistema da Nota Fiscal Paulista passará por mudanças em abril

TUMA: DADOS DO CENSO PENITENCIÁRIO PREOCUPAM

Saúde no Sistema Penitenciário