Tuma defende melhores condições para policiais



Resolver a questão da corrupção nas polícias com a criação de condições para que a profissão de policial seja exercida com maior dignidade foi uma das propostas apresentadas pelo senador Romeu Tuma (PFL-SP) para começar a resolver os problemas que o Brasil vem enfrentando na área da segurança pública. Ele lembrou que este assunto foi tratado na última reunião da Interpol, realizada em outubro do ano passado.

Na avaliação de Romeu Tuma, o policial brasileiro vem perdendo sua auto-estima devido à falta de estímulo para exercer a função. Ele alertou para a necessidade de resolver o problema da ausência de reconhecimento da atividade e até da questão salarial. O senador disse ainda que atualmente muitos policiais estão ocupando o cargo apenas por ver nele uma oportunidade de emprego.

- Temos que investir no homem de polícia, dando-lhe melhor preparo, aprimorando-o permanentemente e oferecendo condições para que ele possa se atualizar nos novos métodos de investigação e segurança que surgem todos os dias. Também precisamos dar condições para que o policial possa desempenhar suas funções com honradez e honestidade. Criar condições para que ele viva com dignidade e não precise morar vizinho a criminosos e quadrilheiros - afirmou Romeu Tuma.

Em aparte, o senador Maguito Vilela opinou que o problema social é a maior causa da violência e da criminalidade no Brasil. Ele considera impossível não haver violência em um país que tem 50 milhões de habitantes vivendo em condições consideradas abaixo da linha de pobreza, sendo que, destes, 23 milhões sequer têm emprego, casa ou qualquer perspectiva de vida.

Já o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) utilizou sua experiência no cargo de governador do Mato Grosso para sugerir ações que podem resolver o problema da segurança. Ele lembrou que, quando assumiu o governo, o estado vivia um caos na área da segurança. "Acabei com a impunidade na polícia, os maus policiais foram expulsos e passamos a pagar o maior salário que um policial recebia, na época, no Brasil", enumerou.

Para o senador Moreira Mendes (PFL-RO), a questão da remuneração e das condições de sobrevivência dos policiais é fundamental para solucionar os problemas da segurança pública. Ele informou que esta semana recebeu um telefonema do secretário de Segurança do seu estado pedindo apoio político para que a Caixa Econômica Federal viabilize recursos para que os policiais possam adquirir casa própria.

Último a apartear, o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) descartou que a má distribuição de renda e o desemprego sejam as causas predominantes para a violência. "O grande problema da segurança está na formação do aparelho policial", destacou. Ele defendeu uma melhor formação e maiores salários para os policiais e a criação de serviços de inteligência na polícia.



20/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alfredo Nascimento pede votação da PEC 300 e melhores condições de trabalho aos policiais

PATROCÍNIO DEFENDE MELHORES CONDIÇÕES DE COMPETIÇÃO PARA EXPORTAÇÕES

Geovani Borges defende melhores condições de trabalho para bombeiros

Marisa Serrano defende melhores condições para o ensino médio

Crivella defende melhores condições de trabalho e de remuneração para militares

Jefferson Praia defende preservação ambiental conjugada com melhores condições de vida para moradores da Amazônia