Marisa Serrano defende melhores condições para o ensino médio
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defendeu, nesta terça-feira (14), o fortalecimento do ensino médio no país, de maneira a garantir que os jovens ingressem no ensino superior com conhecimentos mais sólidos. Falando em Plenário, ela propôs a adoção de medidas que possibilitem o oferecimento de um ensino de qualidade para esses alunos. Entre as medidas citadas, a senadora considera importante que os estabelecimentos de ensino médio estejam dotados de laboratórios de ciências e de informática; disponham de boas bibliotecas e possam garantir, ainda, melhores condições de trabalho e melhores salários para seus professores.
Marisa Serrano comentou a proposta do Ministério da Educação de implantar o Sistema de Seleção Unificada. Ela destacou que esse processo já está em andamento, com provas marcadas para os dias 3 e 4 de outubro, devendo o resultado final, com a lista de aprovados, ser divulgado até o dia 8 de janeiro de 2010. A senadora ressaltou que essa proposta, que modifica a forma de acesso às universidades no Brasil, afeta milhares de estudantes e envolve milhões de famílias brasileiras, professores e profissionais da educação. Isso porque, atinge não apenas aos estudantes que estão preparando-se para o vestibular neste ano mas, também, todos aqueles que chegarão, futuramente, ao momento de tentar ingressar em uma universidade.
- Temos discutido muito o vestibular, e qual seria a melhor forma de acesso ao ensino superior - disse Marisa Serrano. - Na minha visão, não é o vestibular que deve ser o fio condutor do ensino médio neste país. O ensino médio tem que ter as suas próprias características e, segundo a nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o vestibular deve ater-se ao conteúdo do ensino médio e não o contrário.
Marisa Serrano considera importante garantir aos jovens uma boa educação de base. A seu ver, os alunos precisam sair do ensino fundamental para o ensino médio detendo um conteúdo e uma competência que lhes garantam um bom aproveitamento do ensino médio.
- E os alunos que saem do ensino médio, que têm a possibilidade de entrar em uma universidade, que eles saiam, também, com todas as competências técnicas necessárias para fazer um exame de seleção para as universidades - defendeu a senadora.
Marisa Serrano afirmou que, particularmente, gostaria que não fosse necessário nenhum tipo de seleção. Que todos os jovens que concluíssem o ensino médio e quisessem entrar em uma universidade tivessem essa opção. Ela reconheceu que isso é uma utopia, mas que gostaria que pudesse ser assim. Contudo, como não é, por essa razão, se necessita alguma forma de seleção para que os estudantes possam ingressar no ensino superior. Para a senadora, as próprias universidades públicas brasileiras, que têm autonomia para tal, devem definir a forma de seleção que consideram a melhor.
A final de seu discurso, a senadora informou ter apresentado um requerimento à Comissão de Educação, convidando o ministro Fernando Haddad, da Educação; secretários estaduais de Educação; e especialistas na área, para participarem de uma audiência pública. O objetivo é discutir essas propostas e buscar soluções para a reformulação do ensino médio brasileiro.
14/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ensino com qualidade é o desafio na área de educação, diz Marisa Serrano
Tuma defende melhores condições para policiais
PATROCÍNIO DEFENDE MELHORES CONDIÇÕES DE COMPETIÇÃO PARA EXPORTAÇÕES
Geovani Borges defende melhores condições de trabalho para bombeiros
Crivella defende melhores condições de trabalho e de remuneração para militares
Marisa Serrano lembra 21 anos do PSDB e defende nova regulamentação para publicidade de alimentos