Tuma diz que advogados curam a sociedade do sofrimento social



Ao se pronunciar na sessão que homenageou os 180 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil, o senador Romeu Tuma (DEM-SP) comparou os advogados aos médicos:

- Se os médicos têm a obrigação de curar a dor, os advogados têm a obrigação de curar o sofrimento social do cidadão - afirmou.

Tuma disse que, como advogado, sempre viu nos "operários do direito" a missão de "cuidar de uma coisa sagrada: cuidar da doença, do esgoto da sociedade, do sofrimento alheio".

Tuma disse que o 11 de agosto se insere diretamente na história do seu estado e do Brasil. Lembrou que os estudantes de Direito mortos durante os combates da revolução de 32 "são honrados todos os anos no obelisco do Ibirapuera". Disse que fazia uma homenagem "aos que lutam por uma sociedade melhor contra aqueles que acham que a democracia não deve vingar neste país".

- A maior arma do homem de bem é a caneta - afirmou.

Ao encerrar a homenagem, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), na presidência dos trabalhos, homenageou "o extraordinário jurista que passou por esta casa, a maior voz da resistência democrática", o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro da Justiça Paulo Brossard, para ele "um dos maiores juristas desse país".



14/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romeu Tuma recorda o sofrimento da família e do povo durante agonia de Tancredo no hospital

Tuma aponta contribuições da CPI da Pedofilia para a sociedade

TUMA DESTACA ECUMENISMO E SOLIDARIEDADE SOCIAL DA LBV

Tuma ressalta papel social da Biblioteca do Senado

Tuma destaca importância da responsabilidade social nas empresas

COMISSÃO DA POBREZA CRIARÁ FUNDO SOCIAL COM FISCALIZAÇÃO DA SOCIEDADE