Tuma diz que escolaridade maior protege do tráfico



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) manifestou sua opinião de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva precisa investir na educação para livrar crianças e jovens do risco de se envolverem no tráfico de drogas. A afirmação do senador, feita em entrevista ao programa A voz do Brasil, foi baseada no resultado de uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizada no Rio de Janeiro, indicando que quanto menor a escolaridade maior o risco de o jovem participar do plantio e do tráfico de drogas.

A pesquisa mostrou também que 35,5% dos crimes praticados no Rio relacionam-se ao comércio ou ao consumo de drogas. E, ainda, que a idade das crianças envolvidas no comércio ilegal de entorpecentes está diminuindo cada vez mais. O senador Romeu Tuma, que já foi delegado e diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, considera fundamental que o governo dê mais atenção ao jovem.

- O que me preocupa é que não há um investimento no jovem e na criança, então eles ficam à mercê dessas quadrilhas, principalmente de traficantes. Essas crianças são o futuro, vão substituir os quadros da criminalidade ou serão mortos em enfrentamento com a polícia. Esses meninos servem de pombo-correio para entrega ou para venda de droga e começam a ser utilizados assim que completam a possibilidade de agir como criminosos dentro da estrutura de quadrilha - disse.



13/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa de ONG mostra que vítimas do tráfico de pessoas são jovens e têm baixa escolaridade

Cristovam propõe maior dedução no IR para empregador que incentivar escolaridade de trabalhador doméstico

TUMA DESTACA PROJETOS PARA COMBATER TRÁFICO DE DROGAS E LAVAGEM DE DINHEIRO

Tuma quer levar ao CNJ pesquisa que mostra excesso de rigor dos juízes contra jovens iniciantes no tráfico

Aprovada punição maior para oficiais de cartório envolvidos em tráfico de menores

Tuma pede maior segurança a poupadores