Tuma diz que guardas do presídio de Guarulhos agiram corretamente



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou que os guardas das muralhas do presídio Adriano Marrey, de Guarulhos (SP), agiram corretamente ao disparar contra o helicóptero que tentou resgatar presos nos final de semana.

- Há meses a ordem é essa. Atirar em qualquer helicóptero que se aproxime de um presídio. Foi com decisões como esta que a polícia de São Paulo controlou as atividades do chamado PCC - Primeiro Comando da Capital - disse o senador.

Além de colocar cabos de aço sobre alguns presídios, foram instalados equipamentos que impedem o funcionamento de telefones celulares na área dos presídios paulistas.

Tuma lamentou que tenha sido ferido gravemente no episódio o piloto do helicóptero, Alexandre Colaço. Ele lembrou que a aeronave, fretada para um vôo panorâmico, no meio do caminho foi seqüestrada e desviada para a tentativa de fuga de dois presidiários.

Ex-diretor-geral da Polícia Federal, Romeu Tuma sugeriu aos donos de empresas de aluguel de helicópteros e aviões que façam uma -investigação mínima- quando são procurados por pessoas que não conhecem e pedem viagens rápidas. Cautelas como essas podem evitar tragédias como a do final de semana, em Guarulhos.



08/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma defende poder de polícia às guardas municipais

Tuma pede aprovação de matérias de interesse das guardas municipais

Guardas municipais devem fazer policiamento ostensivo, diz Romeu Tuma

Guardas municipais devem fazer policiamento ostensivo, diz Romeu Tuma

Romeu Tuma cobra da Câmara aprovação da PEC que amplia as competências das guardas municipais

Tuma pede a presidente da Câmara que vote ampliação de competência das Guardas Municipais