Tuma pede a presidente da Câmara que vote ampliação de competência das Guardas Municipais



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) encaminhou nesta terça-feira (15) um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, solicitando que seja colocada em votação, o mais rápido possível, a proposta de emenda à Constituição (PEC 534/02), de sua autoria, que amplia a competência das Guardas Municipais, concedendo-lhes poder de polícia mediante convênios com os estados para auxiliar as Polícias Civis e Militares.

Tuma explica, em seu ofício que a PEC foi aprovada por uma comissão especial em outubro do ano passado e que o relator da matéria, deputado Arnaldo Faria de Sá, o avisou da premência de tramitação, uma vez que nada impede que seja votada em Plenário.

- Aliás, figura em seu parecer a seguinte afirmação: "É público e notório que o Estado brasileiro passa por uma forte crise na segurança pública. Esta crise pode ser analisada sob duas óticas: falência do modelo de organização do sistema brasileiro de segurança pública e falta de capacidade federal e estadual para investimentos e para a manutenção da atividade de segurança pública" - acrescentou.

O senador também repudiou a expressão utilizada pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), quando se referiu à Polícia Federal como "polícia do presidente Lula". Tuma observou que a PF é uma instituição republicana, independente, profissional, qualificada e dirigida por um homem (Paulo Lacerda) ético, que não é influenciado por pressões políticas.

Os senadores Wellington Salgado (PMDB-MG), Leonel Pavan (PSDB-SC) e Heráclito Fortes (PFL-PI) solidarizaram-se com Tuma na defesa da integridade e profissionalismo da Polícia Federal.

Tuma ainda explicou que, como corregedor-geral do Senado, não atuará no processo de cassação dos senadores denunciados pela CPI das Sanguessugas, pois o presidente do Senado, Renan Calheiros, encaminhou o parecer diretamente para o Conselho de Ética, que é presidido pelo senador João Alberto Souza (PMDB-MA).



15/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romeu Tuma cobra da Câmara aprovação da PEC que amplia as competências das guardas municipais

Tuma pede aprovação de matérias de interesse das guardas municipais

Parlamentares votam ampliação de poderes de guardas municipais

Tuma defende poder de polícia às guardas municipais

Plenário examina criação de Guarda Nacional e ampliação do poder de guardas municipais

Guardas municipais devem fazer policiamento ostensivo, diz Romeu Tuma