Tuma homenageia 60 anos do Líbano



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) registrou o transcurso do 60º aniversário de independência da República do Líbano, no último dia 22 de novembro. Ele afirmou que o país tem uma relação de amizade com o Brasil, devido à presença dos migrantes libaneses que participaram na formação da nação brasileira, sendo que 5% da população brasileira é de origem libanesa, o que estreita ainda mais os laços entre Brasil e Líbano.

- Por todos esses laços de entendimento e amizade entre os dois países, e por tudo o que o Líbano representa para os mundos oriental e ocidental, quero cumprimentar o povo libanês e todos os libaneses que vivem em nosso país, desejando-lhes uma era de muita paz e de muito progresso - afirmou.

Tuma lembrou a história nacional libanesa, ressaltando sua capacidade de manter a identidade, mesmo tendo vivido sob a dominação de outros povos em diversas ocasiões. O Líbano é um exemplo de convívio pacífico entre grupos étnicos, políticos e religiosos distintos e é hoje -o grande ponto de encontro entre Oriente e Ocidente-.

De origem fenícia, o Líbano foi dominado sucessivamente por gregos, romanos, árabes, cruzados, muçulmanos, otomanos e franceses. Tuma ressaltou que somente em 1943 o país conseguiu a independência, com o acirramento da Segunda Guerra Mundial. Recentemente, observou o senador, o Líbano passou por momentos de instabilidade externa e interna, com conflitos entre muçulmanos e cristãos e com a ocupação do sul de seu território por Israel.



05/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


TEBET HOMENAGEIA 57 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO LÍBANO

Alfredo Cotait homenageia o Líbano pelos 67 anos de independência

Tuma homenageia 45 anos da Perfect Liberty no Brasil

Tuma homenageia Folha de S. Paulo pelos seus 80 anos

Romeu Tuma homenageia 87 anos de surgimento do primeiro jornal do Grupo Folha

Tuma registra encontro Brasil-Líbano