Tuma pede intervenção do presidente da República para encerrar crise entre PF e Abin
O senador Romeu Tuma (PTB-SP) fez nesta terça-feira (18), da tribuna, um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que intervenha a fim de fazer cessar a crise que envolve a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e, assim, preservar as duas instituições da "desmoralização". Como desdobramento da Operação Satiagraha, da PF, e de denúncias publicadas na imprensa de grampo telefônico de conversa entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), setores das instituições se lançaram à troca de acusações, e disputas internas vieram à exposição pública.
- Nós não podemos permitir que isso avance mais do que avançou - advertiu o senador, dizendo também que a crise tem gerando "grande intranqüilidade" e colocado em dúvida a credibilidade da Polícia Federal e da Abin junto à população.
CPI da Pedofilia
No mesmo pronunciamento, o parlamentar agradeceu à Câmara dos Deputados a aprovação do Projeto de Lei do Senado 250/08, oriundo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, que torna crime a posse de material pornográfico em que figurem crianças e adolescentes.
- A população pode ter a certeza de que a CPI deste Senado não faltará a trazer à população a legislação para punir a pedofilia - afirmou.
O senador também comentou notícia publicada no blog do jornalista Cláudio Humberto segundo a qual o pediatra Eugênio Chipkevitch, condenado a 114 anos de prisão sob a acusação de abuso sexual contra adolescentes, iniciou processo judicial contra ele e contra o presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), com a alegação de ter sido exposto a humilhação pública em depoimento na comissão. Tuma disse que "vai responder tranqüilamente ao processo".
18/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana desautoriza acordo para encerrar crise entre PMDB e PT
Comissão pede ao presidente para reconsiderar intervenção
Patriota defende busca de resposta consensual da ONU para encerrar crise na Síria
Tuma elogia atuação de Paulo Lacerda à frente da PF e sua indicação para a Abin
Parlamento pede solução negociada para crise entre Equador e Colômbia
Diretor da Abin defende sigilo de gastos da Presidência da República