Tuma pedirá informação sobre investigações que envolvem Lobão Filho



O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP), afirmou em entrevista nesta quinta-feira (7) que expedirá "ainda hoje" documentação pedindo informações a diversos órgãos do governo a respeito de investigações que estejam sendo feitas sobre atos do senador Lobão Filho (DEM-MA). Os processos correspondem a averiguações sobre denúncias de suposto uso de terceiros para ocultar sociedade em uma distribuidora de bebidas acusada de sonegação fiscal.

Lobão Filho assumiu a vaga como suplente do pai, Edison Lobão, que foi nomeado ministro de Minas e Energia. Tuma afirmou que pedirá informações à Receita Federal, à Polícia Federal, ao Ministério Público e à Polícia do Maranhão.

- É obrigação moral da corregedoria investigar as denúncias e pedir informações aos órgãos que já investigam o senador - disse o corregedor.

Tuma afirmou que o Código de Processo Penal dá prazo de 30 dias para que os pedidos de informações sejam respondidos, mas destacou que esse prazo pode ser prorrogado a pedido dos órgãos que fazem as investigações.

O senador afirmou ainda que investigará "tudo que existir" contra o novo senador. Como exemplo, citou as denúncias de que Lobão deveria cerca de R$ 6 milhões à Receita Federal e informações de que teria usado uma empregada doméstica como sócia oculta, a fim de sonegar impostos. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Lobão Filho é acusado também de ser sócio oculto em uma empresa de bebidas e ainda de cometer irregularidades ao vender uma emissora de TV no interior do Maranhão.



07/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma consulta PF e Receita sobre acusações contra Lobão Filho

Tuma: juiz se dispôs a compartilhar informações das investigações sobre a Camargo Corrêa

Garibaldi descarta caráter oficial de levantamento sobre Lobão Filho

Lobão Filho falará sobre proposta de reforma do Regimento Interno do Senado

Lobão Filho abre debate com Mercadante sobre Plano Brasil Maior

Presidente considera "prematuro" qualquer comentário sobre denúncias contra Lobão Filho