Tuma quer prisão-escola para menores infratores



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) alertou nesta quarta-feira (19) para o equívoco da prisão de menores juntos com adultos, em razão do debate que se faz sobre a redução da maioridade penal para 16 anos. Para evitar que saiam das ruas para apenas mais uma escola do crime, o senador propõe que os menores infratores sejam recolhidos a prisões que funcionem como escolas, onde possam ser recuperados para o convívio social.

- Como recuperar crianças e adolescentes dentro de um ambiente de promiscuidade? - indagou Tuma.

O senador comentou as declarações do ministro da Educação, Cristovam Buarque, no sentido de que a redução da maioridade penal só beneficiaria a elite, uma vez que os ricos ficariam mais tempo na escola e os pobres iriam mais cedo para a cadeia. Para Tuma, é responsabilidade do ministério e das secretarias de educação a implementação de programas que mantenham os menores o maior tempo possível na escola.

Em aparte, o senador César Borges (PFL-BA) disse que levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que investimentos em segurança dão menos resultados que o crescimento da renda e do emprego.



19/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senador quer aumentar tempo de internação de menores infratores

Simon quer ampliar períodos de prestação de serviços comunitários e internação de menores infratores

Relatório de MP que trata de unidades para menores infratores sai em 11 de março

Projeto consolida aplicação de medidas socioeducativas para menores infratores

Jorge Viana propõe internação de até 8 anos para menores infratores

Magno Malta sugere estabelecimentos especializados para ressocializar menores infratores