TUMA: VEREADORES SÃO A BASE DO ESTADO BRASILEIRO



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou hoje (dia 1º), durante a homenagem ao Dia Nacional do Vereador,que os parlamentares municipais personificam a estrutura basilar do Estado democrático de direito, no campo legislativo. Ele disse que a vereança está nas origens da nação brasileira.

Conforme o senador, como instituição que antecedeu a província e o estado, a câmara de vereadores tem lugar definitivo na estrutura da nação, "lugar que se foi firmando em momentos de crise, quando os vereadores falavam pelos que não podiam se manifestar".

Romeu Tuma fez um histórico do papel do vereador na vida brasileira, destacando que essa figura política surgiu em 1532, quando Martim Afonso de Sousa deu início à organização política do país, instalando a primeira Câmara Legislativa das Américas, na Vila de São Vicente, sede da capitania hereditária de sua propriedade, que abrangia a região em que hoje se situam os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Em aparte, a senadora Benedita da Silva (PT-RJ) observou que a base da sociedade brasileira está organizada nos municípios, sendo os vereadores os "porta-vozes" das principais reivindicações dessa sociedade no Poder Legislativo. O senador Esperidião Amim (PPR-SC) disse que valorizar os vereadores é valorizar a própria democracia brasileira e o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) lembrou que à porta do vereador batem todos os anseios populares.



01/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna vê vereadores na base de "edifício político nacional"

Texto base da PEC Paralela dos Vereadores é aprovado em primeiro turno

GASTOS COM VEREADORES TERÃO COMO BASE A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO

Romeu Tuma presta homenagem aos vereadores

Vereadores são responsáveis por tradição democrática, diz Romeu Tuma

Tuma: "A base da segurança pública é criminoso na cadeia e polícia respeitada nas ruas"