TV Senado exibe documentário sobre a influência da propaganda na formação das crianças



A TV Senado exibe neste domingo (22) o documentário Criança, a Alma do Negócio, que mostra os efeitos da publicidade comercial no comportamento e nos valores das crianças. De autoria de Estela Renner e Marco Nisti, o documentário será exibido às 7h, com reprise às 15h30.

O documentário reflete como no Brasil a criança tornou-se "a alma do negócio" para a publicidade. De acordo com os seus autores, a indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto. Desse modo, as crianças são bombardeadas constantemente por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas.

O resultado dessa prática é devastador, alegam os autores do documentário, que chamam a atenção para crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de correr porque usam salto alto; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Os documentaristas observam ainda que os anunciantes ficam com os lucros enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada.

No sábado (21), o programa Repórter Senado, transmitido às 21h20, vai abordar os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor, considerado uma das leis mais avançadas sobre consumo, e discutir com consumidores e juristas o que pode e o que deve ser atualizado na atual legislação.

Ação civil pública, comércio eletrônico, superendividamento, multa civil, o papel das agências reguladoras, consumo responsável e outras questões que desafiam consumidores, fornecedores, governo e Judiciário também serão debatidas durante o programa, que será reprisado no domingo, às 13h30. 

Música 

Ainda no domingo, no programa Conversa de Músico, o violoncelista Francisco Orrú e a pianista Diana Daher, da Escola de Música de Brasília, apresentarão em duo obras de Sergei Rachmaninoff, Maurice Ravel, Heitor Villa Lobos, Francisco Mignone e Astor Piazzolla. No quadro Toque de Músico, Orrú fala da importância da prática da música de câmara na formação do músico. O programa vai ar às 10h e às 18h.

Também no domingo, o entrevistado do programa Leituras é o artista Cadão Volpato, que é músico profissional mas vem se dedicando cada vez mais à literatura. Seu novo livro, Relógio sem Sol, reúne duas novelas em que o tempo está sempre ofuscado pelas sombras interiores.

A TV Senado pode ser sintonizada na TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição visite o site (www.senado.gov.br/tv/) na internet.



19/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado exibe documentário sobre a infância

TV Senado exibe documentário sobre Getúlio Vargas

TV Senado exibe documentário sobre Dom Helder Câmara

ABL EXIBE DOCUMENTÁRIO DA TV SENADO SOBRE MACHADO DE ASSIS

TV Senado exibe documentário sobre crônicas de Machado de Assis

TV Senado exibe documentário sobre bibliófilo José Mindlin