TV SENADO EXIBE ESPECIAL EM HOMENAGEM A GUSTAVO CAPANEMA



A TV Senado exibe neste fim de semana o especial Gustavo Capanema, um Modernista no Ministério, em homenagem ao centenário do político mineiro que foi ministro da Educação e Saúde de Getúlio Vargas de 1934 a 1945.

Além de incentivador do movimento modernista, Capanema foi o responsável pela criação do Museu da República, do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Serviço Nacional do Teatro, do Instituto Nacional do Cinema Educativo e outros órgãos de apoio à cultura. Na área da educação, criou importantes universidades, e promoveu uma reforma no ensino médio cujas diretrizes principais estão em vigor até hoje. Na saúde, Capanema reeditou campanhas sanitárias para livrar o país de endemias.

Gustavo Capanema foi também senador e relator geral da Assembléia Nacional Constituinte de 1946 e líder do governo de Getúlio Vargas no Congresso Nacional. Nesta condição proferiu, no suicídio do presidente, um discurso que ficou na história da oratória parlamentar brasileira. O especial vai ao ar sábado às 12h10, 2h40, 4h40, 8h10 e 20h10 e no domingo nos mesmos horários, a partir das 2h40.

No programa Revista Brasília deste fim-de-semana o poeta Nicolas Behr, dono do viveiro Pau Brasília, conta histórias dos artistas que viviam na cidade nos anos 70, e a cozinheira baiana Dadá, conhecida internacionalmente, fala de sua vida e de sua passagem por Brasília. O programa mostra ainda o restaurante Patu Anu e seu exótico cardápio que mistura a culinária internacional a ingredientes indígenas, e faz uma visita à Embaixada do México, onde conversa com o embaixador e confere a arquitetura e a decoração da embaixada. A convidada especial, a atleta Carla Ribeiro, dá dicas sobre spinning e alongamento com toalha e o senador Djalma Bessa é o convidado do quadro O Outro Lado do Poder. O programa apresenta ainda uma reportagem sobre os sites da Internet produzidos em Brasília. O Revista Brasília vai ao ar sábado e domingo às 17h, novamente no domingo às 24h, e segunda-feira às 12h30.

Às 11h e às 23h, no sábado e domingo, o jornalista Fernando Cesar Mesquita entrevista o oftalmologista Osvaldo Travassos de Medeiros No programa Quem Tem Medo da Música Clássica?, que será exibido na sexta-feira às 18h30 e sábado e domingo às 10h e 18h, o senador Artur da Távola comenta a Sinfonia nº 3 de Beethoven, conhecida como a Heróica.

No programa De Coração, que vai ao ar sábado e domingo às 9h30, o médico Lannes Alberto Oliveira fala sobre a trombose venosa e o que deve ser feito para evitar varizes. O Canal Médico, que vai ao ar sábado às 19h30 e domingo às 12h, exibe mais um programa da série Pneumologia, sobre asma brônquica.

No sábado e domingo às 21h30 a TV Senado leva o telespectador ao Theatro Arthur Azevedo em São Luís do Maranhão para assistir ao show de divulgação do disco da cantora e compositora Rita Ribeiro. No repertório, canções de Zeca Baleiro, Jorge Benjor, Sérgio Sampaio e Chico César, entre outros. Zeca Baleiro e o paulista Mário Manga assinam a produção do CD de Rita Ribeiro.

24/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE GUSTAVO CAPANEMA

CCJ aprova projeto que permite à União doar Edifício Gustavo Capanema ao governo do Rio de Janeiro

TV Cultura exibe especial em homenagem a Ruth Cardoso

TV Senado exibe programa em homenagem a Barbosa Lima Sobrinho

TV Senado exibe especial sobre a fome no Brasil

TV Senado exibe especial sobre Darcy Ribeiro