TVs legislativas criam associação
A criação de uma associação que favoreça a integração entre as emissoras de rádio e televisão legislativas foi um dos resultados do 2º Seminário Nacional de Comunicação no Poder Legislativo (Secomlegis), realizado na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, de 1º a 3 de dezembro. Foi criada a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Abratel), uma entidade sem fins lucrativos que visa promover o intercâmbio técnico e a troca de experiências entre os veículos de comunicação nas casas legislativas e representar o interesse de seus associados junto a poderes, órgãos e entidades públicas.
A Abratel também vai trabalhar pela expansão dos canais de rádios e televisões legislativas, que têm tido um índice de aprovação bastante grande junto ao público e contribuído para a formação da cidadania. O Brasil conta hoje com nove TVs Assembléias, nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiânia, Amazonas e Espírito Santo. Os estados de Pernambuco, Tocantins e Paraná encontram-se em fase de implantação de emissoras legislativas.
A TV Senado e a Rádio Senado estão representadas na diretoria da Abratel: a diretora da TV Senado, Marilena Chiarelli, foi eleita diretora de Relações Institucionais, e o diretor da Rádio Senado, Max Fabiano, é o 2º vice-presidente. Eles levaram ao seminário a experiência da Central de Produção de Pautas da Secretaria de Comunicação Social, e o projeto Rádio Senado Ondas Curtas.
O seminário discutiu ainda as novas tendências da comunicação institucional. O programa de modernização e integração dos legislativos nas esferas federal, estadual e municipal foi apresentado pelo diretor do Interlegis, Paulo Fontenele. O diretor afirmou que o objetivo do programa é criar uma rede de comunicação que aprimore o fluxo de informações entre os parlamentares, aumente a eficiência das casas legislativas e estimule a participação popular no processo político. Desenvolvido desde 1997 pelo Senado Federal, o Interlegis reúne recursos técnicos e atividades sistematizadas formando uma comunidade virtual do Poder Legislativo.
Outro relato apresentado no Secomlegis referiu-se às experiências da Universidade do Legislativo (Unilegis) e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), instituições ligadas ao Senado Federal, com o objetivo de integrar as casas legislativas do país e oferecer a seus membros e servidores cursos e treinamentos. Os expositores foram o diretor-executivo do ILB, Florian Augusto Madruga, e o vice-reitor acadêmico da Unilegis, Antônio José Barbosa.
- O grande compromisso é trabalhar em parceria com as casas legislativas, pois são elas que indicam as necessidades do Poder Legislativo como um todo - afirmou Barbosa.
09/12/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Associação de Rádios e TVs legislativas elege diretoria
Autorizada a filiação do Senado a associação de TVs e rádios legislativas
Filiação do Senado a associação de emissoras legislativas passa na CCT
Interlegis sedia o 3º Encontro da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas
Especialistas criam Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Educação e Direito
Clubes de futebol criam associação para combater pirataria de suas marcas