Filiação do Senado a associação de emissoras legislativas passa na CCT



Proposta que autoriza a filiação do Senado à Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) foi aprovada nesta quarta-feira (15) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e segue agora para apreciação da Mesa da Casa.

Pelo Projeto de Resolução (67/10) de autoria do presidente da comissão, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a cada legislatura o presidente do Senado designará um parlamentar para integrar, como membro, o Conselho Superior da Astral. Também indicará um servidor efetivo da Secretaria de Comunicação Social para representar a instituição perante a assembleia geral da associação.

Ao justificar seu projeto, Flexa Ribeiro explica que a Astral foi criada em 2003, com o objetivo de levar transparência a todos os legislativos do país, bem como promover o intercâmbio técnico entre as entidades, constituindo-se no núcleo técnico de suporte para a implantação e gestão dos canais legislativos. Para isso, a entidade, segundo o senador, promove seminários, cursos, palestras e treinamentos para os profissionais do setor e é responsável pela organização de arquivos, conteúdos de som e imagem, que podem ser compartilhados pelos associados.

Para o senador, a participação oficial do Senado nessa associação será relevante não só para os meios de comunicação desta Casa, mas também para fortalecer outras iniciativas semelhantes no país. "Nossas emissoras, TV e Rádio Senado, podem oferecer considerável aporte técnico e de conteúdo aos associados e à sociedade brasileira", afirmou Flexa Ribeiro.

Pelo projeto, o Senado deverá pagar anuidade no valor de R$ 5 mil. O relator da matéria, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ao apresentar parecer a favor da filiação, afirmou que "iniciativas como essa significam o engajamento do Senado nas ações que visam o fortalecimento da comunicação pública no país".



15/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Autorizada a filiação do Senado a associação de TVs e rádios legislativas

TVs legislativas criam associação

Associação de Rádios e TVs legislativas elege diretoria

Interlegis sedia o 3º Encontro da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas

Passa na CCJ projeto que obriga filiação partidária e domicílio eleitoral pelo menos 30 meses antes das eleições

Dataprev passa a compor Associação Internacional da Seguridade Social