Uberlândia e São João de Meriti aderem ao Juventude Viva



Uberlândia (MG) e São João de Meriti (RJ) estão entre os 132 municípios brasileiros selecionados para o programa Juventude Viva, Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra.  A ação do governo federal pretende reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência, em especial a juventude negra do sexo masculino, em sua maioria com baixa escolaridade e que vive em bairros periféricos.

De acordo com o superintendente da Juventude, Felipe Machado Teixeira, o projeto propõe oportunidades de inclusão social, utilizando equipamentos e serviços públicos, propondo ações para prevenir que os jovens entrem na criminalidade, além de promover o enfrentamento ao racismo.

“Pesquisas revelam que os jovens negros dos 15 aos 29 anos de idade merecem atenção especial das autoridades governamentais, e é isso que estamos fazendo. É importante alinharmos o envolvimento dos poderes Legislativo e Executivo, contando com a participação da sociedade civil. Desta forma, vamos atender as demandas da sociedade”, disse.

“A adesão vai contribuir para combater o extermínio da juventude negra. O poder público tem que garantir de forma efetiva ações para dar oportunidade aos jovens negros, carentes e que sofrem todos os dias com as desigualdades sociais”, disse a presidente do Grupo de União e Consciência Negra de Uberlândia (GRUCON), Jussara Gabriel dos Santos.

O superintendente da Igualdade Racial, Ramon Rodrigues, acredita que o plano vai exercer inclusão para a juventude negra do município mineiro. “É uma grande conquista para a cidade, agora os jovens negros vão receber uma atenção especial do município, com políticas públicas eficazes”, contou. Ramon.

O Plano Juventude Viva está estruturado em quatro eixos: Desconstrução da Cultura de Violência; Transformação de Territórios; Inclusão, Emancipação e Garantia de Direitos; e Aperfeiçoamento Institucional.

“Desde a adesão do Juventude Viva pelo governo do estado, em maio deste ano, São João de Meriti vem se preparando para a implementação do plano. É um grande passo em direção à mudança de quadro de violência para valorização, qualificação e oportunidade para a juventude da região”, disse Tiago Santana, superintendente estadual da Juventude.

 No Rio, o encontro para assinatura do termo contou com a presença dos secretários municipais Paulo Sérgio Aguiar (Direitos Humanos e Igualdade Racial), Geraldo Brinate (Promoção Social), Oto Janes Filho (Esporte e Lazer), do superintendente municipal da Juventude, Albert Salgado, do coordenador estadual do Plano Juventude Viva, George Baptista, além de vereadores, representantes de secretarias municipais, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e estudantes.

Fonte:

Secretaria Nacional da Juventude



16/12/2013 17:31


Artigos Relacionados


Juventude Viva é tema de audiência com a OEA

Vacaria (RS) adere voluntariamente ao Juventude Viva

Plano Juventude Viva é lançado em São Paulo

Plano Juventude Viva completa um ano em Alagoas

Governo disponibiliza R$ 200 milhões para Juventude Viva na BA

Contagem adere ao Juventude Viva do governo federal