Ucrânia firma parceria com o Ciência sem Fronteiras



A diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), Liane Hentschke, e a diretora da Ukrainian State Center of International Education of Ukraine (Uscie), Iryna Gagarina, firmaram, na última sexta-feira (8), acordo de cooperação para a entrada da Republica da Ucrânia no Programa Ciência sem Fronteiras. A assinatura ocorreu na sala San Tiago Dantas, no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

O novo acordo oferece oportunidades de bolsas no exterior para doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado. As principais áreas de interesse são Energia Nuclear, Aeroespacial, Guerra Cibernética, Tecnologias Sensíveis, Soldagem, Segurança Nuclear, Mineração, Biocombustíveis, Fármacos (produção de medicamentos genéricos e combate do HIV), entre outras.

A cooperação visa estimular a diversificação dos programas de mobilidade internacional e de cooperação, entre estudantes, professores e pesquisadores dos dois países e ampliar as oportunidades de educação e treinamento de estudantes de graduação, pós-graduação e de pesquisadores brasileiros no exterior.

A cooperação em Ciência e Tecnologia entre os governos do Brasil e da Ucrânia teve início em 1991, e tem como objetivos o desenvolvimento econômico e social e a melhoria da qualidade de vida de seus povos.

Fonte:

Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico



13/11/2013 13:43


Artigos Relacionados


Ciência sem Fronteiras firma parceria com empresa de aço da Coréia do Sul

Grupo italiano firma acordo com projeto Ciência sem Fronteiras

Capes firma acordo com universidades belgas para programa Ciência sem Fronteiras

Empresa de nutrição fecha parceria com o Ciência sem Fronteiras

Brasil comemora parceria com os EUA no programa Ciência sem Fronteiras

Parceria com chineses abre 5 mil vagas de intercâmbio para o Ciência sem Fronteiras