Ulysses foi exemplo de coerência política e moral, diz Renan



"O Dr. Ulysses nos deixou um exemplo ímpar de coerência política e moral, a que todos podemos sempre nos voltar, em busca de inspiração", disse nesta quinta-feira (4) o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, ao iniciar a sessão deliberativa no Plenário, cuja primeira parte foi destinada a homenagear Ulysses Guimarães, em virtude da passagem dos 15 anos de seu falecimento. Logo depois, Renan convidou para compor a Mesa o ex-presidente da Câmara dos Deputados Paes de Andrade.

Ulysses Guimarães presidiu a Assembléia Nacional Constituinte, responsável por elaborar a Constituição de 1988. Dr. Ulysses, como era carinhosamente chamado, morreu em 1992. Renan disse que o Brasil perdeu, há 15 anos, "não apenas um grande homem, um grande político; não apenas um político extremamente talentoso, mas uma figura necessária e imprescindível". Renan também relembrou que Ulysses foi opositor da ditadura militar, figura destacada na redemocratização brasileira, que teve uma das trajetórias políticas mais importantes do Brasil.

- Político de trajetória consistente e íntegra, dedicou os primeiros 20 anos de sua carreira política ao antigo PSD, deixando a legenda apenas devido à sua extinção, em 1965, e outros 26 anos ao MDB, partido que ajudou a fundar - disse Renan.

O presidente do Senado recordou também que Ulysses, durante a redemocratização, em 1973, exerceu o papel de "anti-candidato" nas eleições indiretas para a Presidência da República. E em 1987 assumiu a presidência da Assembléia Nacional Constituinte, que culminou na chamada Constituição Cidadã.

- Não há paralelo, na história recente do país, de outra trajetória política que tenha abarcado tantas posições-chave em tão curto período - elogiou.



04/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan vê PCdoB como exemplo de coerência ideológia

Alckmin: Covas foi exemplo de coragem, respeito e coerência

Mão Santa: Brizola foi exemplo de coragem, coerência e compromisso com a educação

Efraim cobra coerência na política externa

Renan inicia homenagem a Ulysses Guimarães

Efraim cobra coerência política do Partido dos Trabalhadores