Unale encampa propostas da Assembléia Legislativa gaúcha
As propostas encaminhadas pela Assembléia do Rio Grande do Sul ao encontro da Unale(União Nacional dos Legislativos, que reúne todos os Parlamentos brasileiros) foram totalmente aceitas, conforme informa o deputado Francisco Appio(PPB), vice-presidente do legislativo gaúcho, que está participando do evento, em Goiânia, representando a presidência da Casa.
O parlamentar disse que a proposta de uma ação conjunta dos Legislativos que instituíram a CPI do Leite nos seus estados foi aprovada por todos. Ele lembrou da necessidade desta posição , uma vez que a questão do leite é grave e precisa de uma discussão e de uma investigação muito maior. “ A cartelização do leite e o abuso do poder econômico no setor estão deixando o produtor totalmente desprotegido. É preciso se impor”, afirmou o vice-presidente da Assembléia gaúcha.
As discussões, que começaram ontem, continuam hoje. Os presidentes dos Legislativos brasileiros tiveram encontro com o presidente da Câmara Federal, deputado Aécio Neves(PSDB). Na oportunidade, conforme o deputado Francisco Appio, os Legislativos reivindicaram uma maior autonomia das Assembléias como órgão fiscalizador. “ A nossa proposição é ampliar a participação dos parlamentos estaduais no ato de legislar, principalmente nas áreas de trânsito, recursos minerais, bombeiros e polícia estadual”, disse Appio.
Quanto à questão do leite, o deputado revelou que está sendo articulada uma reunião, em Brasília, com os presidentes, relatores e membros das CPIs nos próximos dias. A data ainda deverá ser definida. O parlamentar irá conversar com o seu companheiro de partido, deputado Vilson Covatti, presidente da CPI do Leite da Assembléia Legislativa do Estado para marcar o encontro.
10/30/2001
Artigos Relacionados
Música gaúcha fará encontro de três dias na Assembléia Legislativa
Postal representará a Assembléia na reunião da Primeira Comissão Interparlamentar da UNALE
PT desafia assembléia gaúcha
Assembléia avalia economia gaúcha
Assembléia gaúcha investigará petista
Assembléia garante apoio à fruticultura gaúcha