Unidades de saúde ganham incentivo financeiro



Dinheiro será investido na aquisição e nas instalações de equipamentos e capacitação e atualização das equipe

 

A implantação do Sistema Hospitalar de Referência para Atenção a Pessoas com Sofrimento ou Transtorno Mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, vai receber a quantia de R$ 4 mil por leito.

O dinheiro será investido na aquisição e nas instalações de equipamentos para a adequação de espaço, capacitação e atualização das equipes em temas relativos aos cuidados dos dependentes químicos, além da implantação de um ponto de telessaúde – programa que tem por objetivo integrar as equipes de saúde da família com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária. Os recursos foram liberados pelo Ministério da Saúde.

Entretanto, o número de leitos de atenção aos dependentes não deverá exceder 15% do número total de leitos do hospital geral. Para se receber o investimento, é necessário que cada estabelecimento de saúde tenha um mínimo de quatro leitos e um máximo de 25.

O incentivo só será liberado após o Ministério da Saúde aprovar os projetos encaminhados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde à área técnica de saúde mental, álcool e outras drogas. Assim, o dinheiro será repassado em parcela única aos fundos de saúde e serão distribuídos às unidades, que terão o prazo de 180 dias para execução dos programas.

 

Combate às drogas

Um dos programas já lançados pelo governo federal, “Crack, é Possível Vencer”, prevê investimento, no total, de R$ 4 bilhões e conta com ações dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A iniciativa abrange ações de prevenção, de tratamento ao usuário e de segurança para enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Todas as ações fazem parte do Plano Nacional de Enfretamento ao Crack e outras Drogas, criado ainda em dezembro de 2011.

O objetivo é integrar diversas políticas públicas e convocar a sociedade para se unir em torno do desafio de resgatar usuários e dependentes, além de conscientizar a população sobre os perigos do uso das drogas.

 

Leia mais:

Saúde libera recursos para tratamento de transtornos mentais e uso de álcool e drogas

Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental

OMS divulga guia sobre tratamento humanizado de doentes mentais

Programa Crack, é possível vencer tem ações em oito estados

 

Fonte:
Agência Brasil
Ministério da Saúde



30/07/2012 14:20


Artigos Relacionados


SP repassa auxilio financeiro a unidades de saúde de Jaú

Projeto cria incentivo financeiro para alfabetização de adultos

Comissão aprova incentivo financeiro para maiores de 15 anos que se alfabetizarem

Fornecedores da indústria de móveis ganham incentivo para exportações

Sert: Mais 60 prefeituras do Estado ganham unidades do Banco do Povo

Projeto de Cristovam cria programa para erradicar analfabetismo com incentivo financeiro ao aluno