Unilegis oferecerá quatro cursos de pós-graduação
A Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) oferecerá, a partir dos meses de maio e junho, quatro cursos de Pós-graduação Lato Sensu (especialização) em Comunicação Legislativa, Direito Legislativo, Ciência Política e Administração Legislativa. Cada curso terá a duração de três semestres (360 horas/aula), oferecendo 45 vagas, das quais 36 estarão reservadas para servidores do Senado com formação universitária completa.
As nove vagas restantes serão abertas a servidores públicos de órgãos conveniados com o Senado, como a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União e a Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Para serem matriculados, todos os candidatos precisarão passar por uma prova de seleção. Os cursos serão ministrados por professores adequadamente titulados - com mestrado, doutorado ou, pelo menos, especialização -, escolhidos no quadro de pessoal do Senado ou de universidades federais conveniadas.
Os custos financeiros dos cursos ficarão totalmente a cargo do Senado, não havendo cobrança de mensalidades dos alunos. Enquanto a Unilegis não tiver construído sua sede própria, os cursos serão ministrados no prédio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).
O curso de Comunicação Legislativa apresentará três módulos: Formação Fundamental, Básica e Complementar, com disciplinas sobre Ética na Administração Pública, Fundamentos de Direito Público e de Processo Legislativo, Metodologia de Pesquisa, Teorias de Opinião Pública, Gestão Estratégica da Comunicação e Jornalismo Legislativo, entre outras.
O curso de Direito Legislativo também terá três módulos, com disciplinas sobre Teoria Política, Teoria do Direito e Hermenêutica Jurídica, Direito Constitucional Aplicado, Orçamento e Controle Governamental e Técnica Legislativa, entre outras.
Para o curso de Ciência Política foram selecionadas disciplinas em Filosofia e Sociologia Política, Teoria Política Moderna e Contemporânea, Formação Política do Brasil, Sistemas Eleitorais e Partidários e Modelos de Democracia.
Administração Legislativa também terá três módulos, com disciplinas de Direito Administrativo, Funções Administrativas e Organização do Legislativo, Planejamento e Gestão Estratégica no Legislativo, Orçamento, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Controle Governamental e Comunicação Institucional, entre outras.
A Unilegis prepara, ainda, um quinto curso de especialização, sobre Orçamento Público, a ser ministrado a partir do mês de julho, também com carga de 360 horas/aula. Serão oferecidas 30 vagas, divididas igualmente entre servidores do Senado, Câmara e Tribunal de Contas da União.15/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cursos de pós-graduação da Unilegis e do ILB poderão ter certificação do MEC
Prazo para inscrição em cursos de pós-graduação da Unilegis termina na sexta
MEC veta quatro pedidos para funcionamento de cursos de graduação
Projeto fixa em seis meses prazo para revalidação de cursos de graduação e pós-graduação concluídos no exterior
Unilegis forma primeira turma de pós-graduação
Unilegis inaugura novo curso de pós-graduação