Universidade da Integração Latino-Americana oferece 850 vagas a alunos de mais de 15 países
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu (PR), oferece 850 vagas de ingresso em 16 cursos de graduação para o primeiro semestre de 2012. As inscrições podem ser feitas de 21 de novembro a 16 de dezembro de 2011 pela internet. Metade das vagas é destinada a estudantes brasileiros e as outras, para candidatos dos nove países sul-americanos, três países do Caribe e três da América Central.
A outra novidade é o ingresso de alunos de três nações do Caribe – Cuba, Santo Domingo e Haiti – e de três países da América Central – El Salvador, Nicarágua e mais um, que deverá ser Guatemala ou Costa Rica. Para esses seis países, a Unila vai reservar 30 vagas, sendo cinco para cada um. A definição dos cursos será por edital.
Seleção
A seleção dos estudantes brasileiros será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Os alunos que fizeram o ensino médio em escola pública terão uma pontuação denominada fator escola pública, valor que será definido no edital de inscrição a ser publicado pela universidade.
O reitor da Unila, Hélgio Trindade, informa que a Universidade fará seleção com as notas do Enem, mas com edital próprio, o que significa que a instituição não estará no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. O pré-calendário da Unila prevê o resultado da seleção para a segunda quinzena de janeiro de 2012, a primeira chamada em 20 de janeiro e o início das aulas, 27 de fevereiro.
Cursos
Quatro novos cursos entram nessa seleção: cinema e audiovisual, música, saúde coletiva e arquitetura e urbanismo. Esses cursos se somam aos 12 existentes: antropologia – diversidade cultural latino-americana; ciências biológicas – ecologia e biodiversidade; ciências econômicas – economia, integração e desenvolvimento; ciências da natureza – biologia, física e química (licenciatura); ciência política e sociologia – sociedade, estado e política na América Latina; desenvolvimento agrário e segurança alimentar; engenharia de energias renováveis; engenharia civil e infraestrutura; geografia – território e sociedade na América Latina; história – direitos humanos na América Latina; letras – expressões literárias linguísticas; relações internacionais e integração.
Trajetória
Criada por lei em 12 de janeiro de 2010, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana faz parte de um conjunto de universidades federais criadas para promover a integração regional e internacional. Instituição de caráter multicultural e multidisciplinar, a Unila abriu os seis primeiros cursos de graduação em agosto de 2010, com 200 vagas que foram preenchidas por brasileiros (50% do total) e por argentinos, uruguaios e paraguaios.
No primeiro semestre de 2011, o número de cursos subiu para 12 e as vagas para 650. Além de alunos dos países do Mercosul, ingressaram bolivianos, chilenos e peruanos. Em 2012, o quadro da representação sul-americana se completa com a entrada de colombianos, equatorianos e venezuelanos.
Fonte:
Ministério da Educação
26/10/2011 19:47
Artigos Relacionados
Universidade de Integração Latino-Americana terá como foco o desenvolvimento dos países da região
Universidade da Integração Latino-Americana abre vagas para 2012 estudantes brasileiros
Nasce a Universidade da Integração Latino-Americana
Universidade da Integração Latino-Americana prorroga inscrições até o dia 13
Senadores aprovam Universidade da Integração Latino-Americana
Obras da Universidade da Integração Latino-Americana começam em julho