Universidade de Roraima terá três campi avançados no estado
Os municípios de Rorainópolis, Caracaraí e Pacaraima, todos em Roraima, poderão ganhar campi avançados da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o objetivo de ministrar não só cursos de nível superior, mas também desenvolver pesquisas e promover a extensão universitária. A proposta consta de projeto de lei de autoria do senador Augusto Botelho (PT-RR) aprovado nesta terça-feira (8), em decisão terminativa, na Comissão de Educação (CE).
O projeto (PLS 29/07) que autoriza o Poder Executivo a criar os campi, também permite a criação de cargos, funções e empregos na estrutura dos três campi da UFRR.
Instalada em 1989, a UFRR é, segundo Augusto Botelho, a mais importante instituição de ensino superior de Roraima. Composta por 400 docentes, a universidade oferece 23 cursos de graduação em diversas áreas, seis núcleos de pesquisa e, ainda, programas de pós-graduação e cursos de extensão.
Na justificação, o senador destaca que o projeto permitirá que Roraima desenvolva de forma mais racional e eficaz seus enormes potenciais nos setores agropecuário, mineral e turístico, com respeito ao meio ambiente e às populações indígenas que habitam seu território.
Em parecer favorável à matéria, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) lembra que Roraima possui poucas instituições federais de educação superior.
"Isso tem representado um grande empecilho para o surgimento de novas pesquisas e para o crescimento do contingente de profissionais especializados, tão necessários para promover o desenvolvimento da região amazônica", justifica.
Esportes
Na reunião da CE desta terça-feira, também foi aprovado requerimento do senador Flávio Arns (PT-PR) para que a CE solicite informações ao Ministério do Esporte a respeito da regulamentação da lei que dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo (Lei 11.438/06).
08/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Universidade Federal de Sergipe poderá ter novos campi avançados
João Ribeiro quer campi de Guaraí e Colinas incorporados à Universidade Federal do Tocantins
Mozarildo aplaude 15º aniversário da Universidade Federal de Roraima
Mozarildo comemora os 22 anos da Universidade Federal de Roraima
Marluce: faltam professores na Universidade Federal de Roraima
Jucá pede contratação de professores para Universidade de Roraima