USO DE BLOQUEADORES DE VAZAMENTOS DE GÁS SERÁ DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA NA CAS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), conforme requerimento do senador Tião Viana (PT-AC), aprovado pela comissão no último dia 13, deverá realizar audiência pública com representantes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A data da reunião ainda será marcada.
O objetivo da audiência é recolher subsídios para a discussão do projeto de lei do senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) que torna obrigatória, em locais públicos determinados, a instalação de sensores e bloqueadores de vazamentos de gás. Tragédias como a do shopping center de Osasco (SP) e outros tantos incidentes decorrentes de vazamentos de gás demonstram, na opinião de Tião Viana, que a segurança da população não pode prescindir da preocupação e da iniciativa do poder público.
O relator da matéria na CAS, Tião Viana, adiantou que apresentará emendas para ampliar o alcance da proposta original e estender a obrigatoriedade aos terminais de transporte e à própria rede pública de gás canalizado. Para ele, a audiência é importante devido ao assunto ter aspectos eminentemente técnicos que devem ser levados em conta pelos senadores. É importante, disse, evitar impropriedades que possam vir a comprometer a aplicação da lei.
Segundo o senador, também é preciso definir que penalidades serão aplicadas aos transgressores e a que entidade do poder público caberá a implementação, normatização e fiscalização da obrigatoriedade que se pretende criar.

15/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa de microdestilarias será discutido em audiência na CRA

Uso obrigatório de GPS em ônibus interestadual será discutido em audiência

Avanço da malária no Pará será discutido em audiência na CAS

Fim do passe será discutido em audiência pública na CPI do Futebol

Sistema de defesa da concorrência será discutido em audiência

Programa nuclear da Marinha será discutido em audiência pública