Uso de óleo vegetal como combustível será tema de audiência na CI e na CRA
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) fará audiência no dia 16 de junho, juntamente com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), para discutir proposta em tramitação nas duas comissões que trata da comercialização e do uso do óleo de origem vegetal como combustível.
Do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), o projeto de lei (PLS 81/08) autoriza a comercialização e o uso, em todo o território nacional, de óleo de origem vegetal, puro ou com mistura, como combustível para tratores, colheitadeiras, veículos, geradores de energia, motores, máquinas e equipamentos automotores utilizados na extração, na produção, no beneficiamento e na transformação de produtos agropecuários, bem como no transporte rodoviário, ferroviário ou hidroviário desses mesmos produtos e de seus insumos em geral.
O projeto autoriza também a produção de óleo combustível de origem vegetal por todas as indústrias refinadoras devidamente estabelecidas, que poderão também comercializá-lo e vendê-lo diretamente ao consumidor desse combustível.
Nesta quinta (4), ao justificar a necessidade da audiência, o senador pelo Mato Grosso afirmou que o óleo vegetal puro e refinado vem sendo utilizado com sucesso em vários países da Europa há mais de dez anos, como substituto ao óleo diesel. Goellner também lembrou que a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, pode ficar conhecida como "Copa Limpa", justamente porque o governo federal está se comprometendo a utilizar, durante o evento, recursos não poluentes.
- A utilização de óleo vegetal refinado como combustível é uma solução que vai fazer parte de um projeto da Comissão de Esportes e da Comissão de Mudanças Climáticas aqui, do Senado, de onde se desenha o projeto da Copa Limpa - explicou Gilberto Goellner.
Paulo Duque (PMDB-RJ) observou que a utilização de óleo vegetal como combustível será uma grande solução para cidades como o Rio de Janeiro, que têm grande concentração de veículos.Rosalba Ciarlini (DEM-RN) afirmou que a Copa do Mundo de 2014 será uma oportunidade para que o brasileiro desperte uma consciência para a preservação do meio ambiente.
Para a audiência, Goellner está convidando representantes da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Também foram convidados dois especialistas no assunto: o diretor da Suner Engenharia e Biocombustíveis, o engenheiro Paulo do Morais; e o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Márcio Turra de Ávila.
04/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado uso de óleo vegetal como combustível automotor
Comissões discutem uso de óleo vegetal in natura como combustível
Gilberto Goellner defende uso de óleo vegetal como combustível
Iniciado debate sobre uso de óleo vegetal in natura como combustível
Brasil poderá ter combustível a base de óleo vegetal
Falta de combustível no Amapá é tema de audiência pública