USP São Carlos desenvolve gesso que pode baratear a construção de casas



Instituição está realizando as adequações finais para, enfim, colocar o produto no mercado, o que deve acontecer no primeiro semestre de 2013

O Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP) desenvolveu blocos de gesso, que devem baratear em cerca de um terço a construção de casas populares. O novo bloco é produzido com um subproduto da fabricação do ácido fosfórico, matéria-prima usada na produção de fertilizantes agrícolas.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O bloco beneficiará consumidores, empresas e governos que têm a expectativa de construir casas. Além da edificação de paredes estruturais, em substituição aos blocos convencionais de concreto e cerâmica, o material apresenta também elevada resistência mecânica, elevando sua resistência à compressão e à flexão.

A instituição está realizando as adequações finais e o aperfeiçoamento necessário para, enfim, colocar o produto no mercado. Três edificações-protótipo - um anfiteatro e duas casas, de 60 e 56 metros quadrados, respectivamente - já foram construídas com os novos blocos pelas empresas licenciadas em São Carlos e os resultados foram bons.

Do Portal do Governo do Estado



01/07/2013


Artigos Relacionados


Projeto em votação na CDR pode baratear custo do material de construção destinado a casas populares

CDR analisa projeto que pode reduzir preço de material de construção para casas populares

Carlos Bezerra quer campanha para baratear preço dos genéricos

Projeto pode baratear custos da iluminação pública

Agência Desenvolve SP financiará dívidas das Santas Casas paulistas

Santas Casas terão acesso a linha de crédito da Desenvolve SP