USP: Software organiza e gerencia competições esportivas



Criado na Poli, programa eCampeonatos é usado pela Prefeitura de São Paulo na realização dos Jogos da Cidade, reduzindo custos

Pesquisadores do Laboratório de Design (DesignLab) do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli) da USP criaram um programa de computador para organizar competições esportivas, o eCampeonatos. O programa é usado pela Secretaria Municipal de Esportes (SEME) de São Paulo para gerenciar os Jogos da Cidade, reduzindo em cerca de 40% as despesas do evento.

O eCampeonatos foi desenvolvido a partir de uma necessidade da SEME, em 2004. "Devido ao grande número de atletas envolvidos, o agendamento das partidas levava de três a quatro meses", relata o engenheiro Eston Santos, pós-graduando da Poli que coordenou o projeto. "Por meio do software, as inscrições de equipes e atletas das diversas modalidades (13 em 2006) passaram a ser realizadas pela internet".

O programa também possui um assistente de criação de campeonatos, explica o engenheiro. "Basta fornecer a forma de disputa, as equipes participantes e os locais com as datas disponíveis para a tabela ser feita em segundos, no Congresso Técnico". O número de atletas envolvido subiu de 19.810 no ano passado para 52.942 em 2006.

"No eCampeonatos são registradas todas as punições do Tribunal de Justiça Desportiva dos Jogos, para evitar a inscrição de atletas suspensos", destaca o engenheiro. "Após as competições, os representantes da Prefeitura podem lançar os resultados on-line, com a definição automática dos próximos confrontos, pelo computador ou até por celulares com acesso à internet".

Inclusão Digital

O eCampeonatos foi desenvolvido em parceria com a empresa thinkUP. "O investimento no projeto desde 2004 foi de cerca de R$ 1 milhão, mas a Prefeitura usa o software sem nenhum custo", diz Santos. "Calcula-se que o uso do programa reduziu em cerca de 40% o custo total dos Jogos."

Ao mesmo tempo, o engenheiro aponta que o número de acessos (pageviews) ao site dos Jogos subiu de 653.661 em 2005 para 2.581.804 neste ano, aponta o engenheiro. "Com a internet, é possível saber de imediato o andamento das competições, o que ajuda a melhorar a preparação das equipes, além de oferecer uma oportunidade de inclusão digital".

Segundo Santos, "as informações on-line aumentaram o comprometimento dos atletas, reduzindo as desistências e evitando gastos com arbitragem para jogos que não aconteciam". No site www.ecampeonatos.com.br é possível acompanhar os Jogos e entrar em contato com as equipes. "A partir de janeiro, o site deverá estar disponível para qualquer pessoa interessada em organizar uma competição esportiva".

O projeto do eCampeonatos foi o terceiro colocado entre os dez finalistas da etapa nacional do Concurso inSites de inovação tecnológica, promovido pela IBM no último dia 12 de dezembro, durante o evento IBM Connect and Play 2006, em São Paulo. Na final do concurso participaram mais dois projetos do DesignLab, que receberam menção honrosa: o eDrugControl, para controle de medicamentos em serviços de saúde e o itSIMPLE, de apoio ao design em engenharia. As pesquisas do DesignLab são orientadas pelo professor da Poli, José

12/28/2006


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS SUGERE MAIS SEGURANÇA PARA AS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

Projeto pode tornar obrigatória presença de equipes de socorro em competições esportivas

USP: Poli desenvolve software para organizar competições educacionais

USP: Fábrica de software organiza produção de microempresas

Histórico das principais competições

Depen gerencia recursos de sistema penitenciário